this is an h1

this is an h2

Wed May 17 22:40:18 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGOCIAÇÃO
Arte em cerâmica inspira bons negócios

O Brasil conta com uma ampla variedade de arte em cerâmica, que pode inspirar o empreendedor em seus negócios.

· 20/04/2023 · Atualizado em 17/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A confecção de peças em barro divide com as inscrições rupestres o papel de primeira manifestação artística do homem. As evidências mais antigas sobre objetos modelados em barro remontam a milhares de anos antes de Cristo e estão presentes em todas as civilizações. E sempre mesclando a necessidade do uso cotidiano à expressão da arte. 

O Brasil apresenta uma ampla variedade de produção em cerâmica, com origem nas tradições culturais indígena, africana e europeia. O resultado é uma produção contemporânea que vai do naïf nordestino à sofisticação das peças produzidas no polo cerâmico de Cunha (RJ), passando pelo utilitarismo da cerâmica de Monte Sião (MG). E cada uma dessas variedades pode funcionar como fonte de inspiração para o empreendedor, seja ele artista, comerciante local ou mesmo exportador. 

Muitas opções 

Começando pelo Nordeste, destaca-se a arte naïf, quase primitiva, por exemplo, de mestre Vitalino, da cidade pernambucana de Caruaru, cujos bonequinhos representando o cotidiano popular são conhecidos em todo o mundo. O mesmo vale para os artesãos de Tracunhaém (PE), onde destacou-se, por muitos anos, o mestre Zezinho, com suas figuras humanas, muitas delas de inspiração religiosa. E também o mestre Nuca com seus animais – um deles, um leão de juba encaracolada, foi até transformado em uma enorme estátua que hoje adorna o Terminal Marítimo do Recife. 

Quase todas as capitais e grandes cidades nordestinas contam com centros comerciais que oferecem a produção de seus artesãos em cerâmica. Destaque para o centro de artesanato que funciona na antiga Casa de Detenção do Recife, o Centro de Arte do Ceará, em Fortaleza e o Mercado da Arte Paraibana, em João Pessoa. 

Arte e utilitarismo em Minas 

Minas Gerais é outro polo importante de produção cerâmica no país. Destaque para os cerca de 50 municípios do Vale do Jequitinhonha, a região mais carente do estado, que apresenta ampla tradição, principalmente de arte sacra. O Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), com sede em Belo Horizonte, apresenta exemplos da arte cerâmica de todo o estado. Ao completar 50 anos, em 2021, em plena pandemia, o Ceart inaugurou sua loja virtual, hoje visitada por turistas e comerciantes de todo o mundo.  

Minas Gerais também oferece um exemplo notável de arte cerâmica utilitária, com a produção da fábrica de Monte Sião, no Sul do estado, caracterizada pela simplicidade e pela combinação das cores azul e branca nas peças. 

Sofisticação em Cunha 

Da produção popular e cotidiana passamos à sofisticação dos artesãos de Cunha (SP), na divisa com o Rio de Janeiro, reconhecida como Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura pela Lei nº 14.343, de 2022. Parte importante da produção artística de Cunha se destina a galerias do exterior. E, desde 2005, a cidade realiza a Feira da Cerâmica, uma das mais importantes do país.  

E falando em sofisticação, o Brasil também conta com grifes reconhecidas internacionalmente. É o caso do ateliê Konsepta, de Claudia Issa, hoje sinônimo de arte contemporânea em cerâmica. 

Em SP, um dos maiores programas de apoio 

São Paulo conta com um dos maiores programas de apoio ao artesanato local. A Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) aloja, em sua sede no centro da capital paulista, obras de dezenas de artistas em cerâmica, incluindo as tradicionais peças multicoloridas da região de Taubaté e as esculturas reproduzindo edifícios históricos, de Maria Clara Fragoso. 

Arte, desenvolvimento regional e negócios 

A criação de arte cerâmica funciona como um poderoso eixo de desenvolvimento regional, gerando trabalho e renda para as comunidades. No interior paulista, por exemplo, construiu uma ampla atividade de turismo ecológico, gastronomia e começa até a entrar na produção de vinhos a partir da tradição cerâmica. 

Cerâmica como eixo de desenvolvimento regional, possibilidade de trabalho para o artesão e de negócios nacionais e internacionais para quem trabalha no comércio. Muitas perspectivas, não é mesmo? Que tal, então, pensar seriamente em aderir aos negócios da cerâmica? O Sebrae estará com você nessa jornada! 

Saiba mais:

O Sebrae traz para você, neste material, um pouco mais sobre o artesanato nordestino em cerâmica.  

Conheça mais sobre a arte mineira nesses materiais que o Sebrae coloca à sua disposição: Sebrae Minas leva a mineiridade para a maior feira de artesanato do país  e Saber transmitido de geração em geração.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?