this is an h1

this is an h2

Wed May 17 22:29:02 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Artesanato com sementes e cascas de árvores pode gerar renda

Magia de artesanato com sementes e cascas de árvores conquista o mundo da moda e da decoração com matérias-primas abundantes na natureza.

· 19/04/2023 · Atualizado em 17/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Empreender não é fácil para quem não tem dinheiro, mas não é impossível. Há alternativas que podem ser bem rentáveis, como o artesanato com sementes e cascas de árvores. Vale lembrar que os produtos naturais estão cada vez mais valorizados na moda e na decoração e também contribuem para a geração de renda de comunidades pelo Brasil afora.  

Artesãos fazem mágica com a flora brasileira, confeccionando colares, pulseiras, mandalas, instrumentos musicais e tudo o que a imaginação aliada a mãos ágeis criar. Entre as matérias-primas abundantes na natureza estão sementes de açaí, flamboyant, jarina, tiririca, pariri, olho-de-boi, tamarindo, saboneteira, murici, lágrima de Santa Bárbara, além de cascas de cedro e muitas outras processadas por artesãos, inspirados por técnicas ancestrais de origem indígena. 

Desta maneira, a criação de produtos a partir das matérias-primas encontradas na região representa uma oportunidade para artesãos e empreendedores locais. A atividade é favorecida pelo conhecimento ancestral das comunidades acerca das espécies e, sobretudo, sobre como extrair estas matérias-primas de maneira sustentável e de como processá-las.  

Um exemplo é o trabalho feito por estilistas de moda indígena no Amazonas, que ganha evidência pela maneira de utilizar os recursos naturais como a casca de uma árvore chamada Turiri, encontrada apenas na região do Alto Solimões, que é batida até virar um pano cru. O pano é decorado com grafismos indígenas e utilizado em confecção de peças como vestidos e calças.  

A confecção de biojóias criadas a partir de sementes e cascas de árvores ou pedaços de cipó também ganha destaque na moda. As técnicas mais utilizadas no artesanato com sementes naturais são o trançado, a tecelagem, a costura, o crochê e o bordado. 

Assim, os segmentos de moda e decoração são os que mais se beneficiam deste tipo de artesanato. Isto não quer dizer que sejam os únicos, pois as sementes, assim como as cascas, são utilizadas na confecção de instrumentos musicais como o reco-reco, o agogô e o cabuletê, entre outros. 

A aplicação destes recursos naturais é ilimitada, de acordo com a criatividade dos artesãos, e traz muitas oportunidades para inovar e empreender.  

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está disponível para orientar empreendedores que desejam se aventurar com artesanato feito a partir de sementes e cascas de árvores e oferece gratuitamente o curso on-line Artesão Empreendedor. Procure a unidade de seu estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?