this is an h1

this is an h2

Thu Nov 17 12:33:17 BRT 2022
Planejamento | SUSTENTABILIDADE
10 dicas para ter um salão de beleza sustentável

Entenda como a sustentabilidade impacta o consumo dos clientes e como se beneficiar dessa mudança positiva com um salão de beleza sustentável!

· Atualizado em 17/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A palavra de ordem é sustentabilidade! O tema tem alta relevância e a conscientização com relação ao meio ambiente está na moda. A pauta chegou nos mais diversos segmentos de negócios, em produtos e em serviços. Por isso, vamos falar sobre salão de beleza sustentável e como se tornar um. 

A importância de ações sustentáveis para um impacto positivo tem mudado o modo de consumo dos compradores. De acordo com a Opinion Box, uma plataforma de pesquisa de mercado, para 82% dos brasileiros a sustentabilidade é importante. Outra informação impactante da pesquisa é que 37% dos entrevistados já deixaram de consumir produtos de empresas que não possuem uma agenda de preservação do meio ambiente. 

É importante entender que, quando se fala em sustentabilidade no negócio, há um sentido mais amplo, que extrapola a questão ambiental. A sustentabilidade está ligada à perenidade do empreendimento e, para tal, envolve questões éticas, legais, comportamentais e ambientais, que devem ser consideradas e fazem diferença na percepção do cliente. 

Afinal, como ter um salão de beleza sustentável?

O salão de beleza sustentável deve procurar por alternativas mais amigáveis para o meio ambiente, utilizando soluções e produtos voltados para a melhoria do planeta.

Confira 10 dicas práticas para tornar seu salão sustentável: 

  1. Adote boas práticas ambientais, sociais e de governança no seu salão de beleza: valorize seu time, seja transparente no processo de remuneração e proporcione um ambiente saudável aos profissionais e clientes.

  2. Cumpra a regulamentação em vigor: um negócio que não tem suas obrigações em dia, está fadado a morrer.

  3. Conheça os impactos do seu negócio e da profissão de beleza no ambiente e na saúde de clientes e colaboradores: sabemos que o profissional de beleza tem uma carga intensa de trabalho, além de ter que estabelecer uma relação positiva com os clientes. Combinar essas coisas não é simples. Por isso, é necessário que você esteja antenado com o dia a dia do seu salão para agir o quanto antes e quando necessário. Esteja também atento e se informe com a Cartilha Sebrae ESG para serviços de beleza com dicas especiais para salões e profissionais da beleza. 

  4. Economize água e adote um processo para reutilização: grande parte da água consumida em um salão é para lavagem dos cabelos. Um recurso que pode ser reutilizado para limpeza ou descarga nos banheiros, por exemplo.

  5. Reduza o consumo de energia elétrica: grandes janelas permitem a circulação de ar e luminosidade ao longo do dia, então faça uso delas. Procure equipamentos que têm indicação de baixo consumo (selo Procel).

  6. Compre materiais, produtos e insumos ecologicamente responsáveis: buscar fornecedores que respeitam normas sustentáveis estimula a cadeia de consumo responsável.

  7. Faça o descarte adequado de resíduos e produtos químicos: separe os resíduos dando destino adequado àqueles que oferecem risco à saúde.

  8. Reduza sua pegada de carbono: a pegada de carbono representa o volume total de gases de efeito estufa (GEE) gerado pelas atividades econômicas e cotidianas do ser humano. Então, se locomover de bicicleta, evitar uso de aparelhos para realizar tarefas que podem ser feitas com as mãos e reutilizar embalagens são atitudes simples que ajudam a compensar a pegada de carbono.

  9. Desperdício zero: evitar desperdício é uma boa maneira de economizar, mas é, sobretudo, uma forma de otimizar os recursos, fazendo com que durem mais e gerando menos lixo.

  10.  Uso de produtos cruelty free: opte por marcas de produtos que respeitem todos os tipos de vida. Confira o selo na embalagem.

Por fim, deixe que seus clientes saibam sobre sua preocupação e suas atitudes em prol da sustentabilidade. Além de gerar uma boa imagem, você influencia a geração de hábitos sustentáveis neles e em sua equipe e aumenta significativamente a chance de ter seu estabelecimento indicado a novos clientes.

Um salão de beleza sustentável só tem a ganhar: seja a empatia do cliente, o ambiente agradável ou a economia a longo prazo. Assim, você não só ajuda o meio ambiente, mas também o seu negócio a chegar mais longe!

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?