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Mercado e Vendas | CLIENTE
3 dicas para executar um bom planejamento digital

O planejamento digital precisa pontuar prioridades, ser flexível e baseado no perfil do cliente.

· Atualizado em 10/03/2023
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Sabemos que o planejamento digital é uma chave importante do negócio no ambiente on-line, mas algumas situações podem acabar dificultando a execução e impactando nos resultados. Por isso, se liga nessas três dicas que separamos para você realizar um planejamento eficiente!

Pontuar prioridades e foco

Para montar um planejamento digital de qualidade, é necessário definir o foco e as prioridades que envolvem as ações executadas. Defina seus objetivos. Se você quer fortalecer sua autoridade on-line, produza mais vídeos e stories, por exemplo. 

Estabeleça um cronograma e faça o possível para conseguir cumpri-lo. Dependendo do seu objetivo, é preciso manter a frequência e constância nas suas publicações. O cronograma ajuda na organização do seu trabalho e também na visualização dos resultados que você está alcançando durante o processo. 

Planejamento rígido

Seguir um planejamento é importante, mas é necessário adicionar flexibilidade para que não atrapalhe no alcance de metas e objetivos. O planejamento precisa ser revisado para evitar ou corrigir erros. 

Você pode pensar que o ideal é publicar vídeos diariamente, mas no meio do processo pode perceber que isso não é compatível com sua rotina. Não tem problema, você voltar atrás e diminuir a frequência das suas publicações. O mais importante é o conteúdo de qualidade. 

Outra situação que pode ocorrer é você verificar que determinada ação não está engajando seu público. Então, você pode ajustar e mudar o formato, por exemplo. Seja flexível para perceber e fazer as melhores adequações. 

Conheça seu cliente

Pesquise sobre seu público-alvo e monte uma estratégia de marketing em cima do que você procura. Direcionar o planejamento digital a um público errado pode arruinar sua estratégia de marketing.  

Você pode fazer pesquisas on-line a respeito do perfil do seu potencial cliente. Pode verificar nas redes sociais com quais conteúdos eles mais se engajam e que buscas eles costumam realizar na internet.

Existem algumas ferramentas que podem auxiliar nessa jornada, como o Answer The Pulic, Google Analytics ou os Insights das redes sociais. 

Tendo um panorama geral do seu público, determine sua persona para direcionar suas ações e ser mais assertivo na sua estratégia de marketing digital. A persona é um personagem fictício do seu cliente ideal.

Ela tem nome, sobrenome, profissão, interesses e um problema para ser resolvido. A persona é um dos principais pontos do seu planejamento digital, porque com ela, você sabe com quem está conversando, como deve ser sua linguagem, melhor canal e formato. 

O planejamento é fundamental em qualquer negócio. Ele que vai te mostrar o caminho que você deve seguir, além de ajudar a ver o que não está indo bem ao longo dessa jornada.

Ele não precisa ser algo complexo e de difícil visualização. Estabeleça suas prioridades, prazos e o seu potencial cliente. Acrescente a flexibilidade e o acompanhamento constante para ter sucesso no seu negócio. 

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Planejamento para o pequeno empreendedor

Como gerenciar meu planejamento estratégico

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