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Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
3 passos para implementar um clube de assinatura na sua barbearia

A iniciativa traz uma série de vantagens, como incentivar a fidelização, manter a movimentação de clientes e aumentar o faturamento

· 22/02/2023 · Atualizado em 22/08/2023
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Parece que foi ontem que plataformas de streaming, como Netflix e Spotify, entraram no mercado brasileiro e inauguraram o serviço de assinatura no país. Conhecido também como “economia de recorrência”, uma vez que envolve pagamentos periódicos, este modelo de negócio conquistou os consumidores brasileiros e cresceu em tempo recorde.

Levantamento da empresa de fornecimento de softwares executivos Capterra, por exemplo, aponta que de 2014 até 2021, os clubes de assinatura disponíveis no Brasil aumentaram de 300 para 6000 opções. De acordo com o estudo, nove a cada 10 entrevistados afirmaram ser assinantes desse tipo de serviço, que atualmente atua em outros setores do mercado além do de distribuição de conteúdo audiovisual via streaming.

É o caso do segmento de barbearias, que encontrou no serviço de assinatura uma forma de se reinventar e chamar atenção dos clientes, que aderiram totalmente à novidade e passaram a pagar um valor fixo mensal em troca do serviço de corte de cabelo e barba.

A novidade trouxe uma série de vantagens para o setor, como incentivar a fidelização dos clientes, manter a movimentação de fregueses e aumentar o faturamento da barbearia.

A iniciativa, por exemplo, favorece o conceito cross-selling, ou vendas cruzadas, quer dizer, quanto mais seu cliente for ao seu espaço, mais você pode oferecer produtos para uso home care. E barbearias que vendem bebidas e têm espaço para jogos, como sinuca, podem se beneficiar também com mais vendas de itens extras.

Então, se animou a implantar um clube de assinatura no seu negócio? Siga as dicas que listamos abaixo.

3 passos para transformar sua barbearia em um clube de assinaturas

1 - Defina planos de assinatura

O primeiro passo é definir os planos do clube de assinatura da sua barbearia. Para isso, observe o perfil dos seus clientes e quais serviços eles mais procuram. Crie pelo menos três opções de planos com benefícios diferentes que levam em consideração a realidade do seu negócio. 

Por exemplo: vamos supor que você decidiu que oferecerá os planos Básico, Super e Premium. O Básico dá direito ao cliente agendar três horários para realizar serviços de barbearia, como corte de cabelo e barba, com 10% de desconto. Já o Super permite ao cliente realizar corte de cabelo e barba, além de outros serviços como limpeza de pele e barboterapia, todos com 15% de desconto. Por fim, com o plano Premium, o cliente pode agendar qualquer serviço disponível na barbearia com 30% de desconto.

É importante também pensar na periodicidade de cada plano: mensal, trimestral, semestral.

2 - Escolha os preços de cada plano

Após definir quantos planos terá o clube de assinaturas e os serviços que vão compor cada um deles, é hora de escolher qual será o preço de cada um. É importante ter em mente que o cliente precisa sentir que é vantajoso para ele ser assinante da sua barbearia, por isso pense em valores com descontos.

Aqui vale uma dica: que tal criar pacotes mais acessíveis para os cliente, para atendimentos somente em horários específicos, como aqueles dias e horas de menos movimento na barbearia durante a semana?

3 - Decida como será feito o controle financeiro

Existem duas formas de fazer o controle financeiro do clube de assinatura da sua barbearia: de forma manual, que consiste em você mesmo fazer as cobranças das mensalidades, ou do modo digital, que exige a contratação de uma plataforma de pagamentos onde é possível cadastrar os planos que você criou. 

A vantagem da segunda opção é que a plataforma emite boletos, realiza cobranças e automatiza todo o processo para deixar você livre para cuidar de outros compromissos do seu negócio.

Uma vantagem adicional é que um espaço de beleza por assinatura pode levar ao aumento da fidelização de clientes.

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