Para atrair clientes e gerar engajamento na web, adotar estratégias de Marketing específicas para o setor é fundamental a fim de consolidar a marca.

Os negócios do setor têm uma alta demanda em todo país, já que estão no campo de beleza, um dos que mais geram oportunidades no mercado. Ao mesmo tempo em que a proposta de negócio é valiosa, é importante adotar algumas estratégias para alcançar os números e objetivos pretendidos. Como em muitas outras indústrias, o Marketing pode ser uma ferramenta importante para isso.
Uma boa estratégia de Marketing é capaz de colocar qualquer empresa em destaque, independentemente do seu mercado de atuação. Por mais segmentado que seja o seu nicho, é possível fortalecer a sua marca e se conectar com pessoas por meio das estratégias certas. Portanto, trabalhar no Marketing para depilação é a maneira correta de criar consciência de marca, engajar e gerar resultados.
Mercado em ascensão
Segundo dados recentes, o ramo de serviços voltados para beleza é uma das áreas com maior crescimento em 2022. Após a crise enfrentada pelo setor em decorrência da pandemia de covid-19, a recuperação acelera graças às estratégias de microempreendedores.
O Espaçolaser realizou uma pesquisa primária com auxílio de uma consultoria internacional especializada em dados do IBGE, em 2019, esta pesquisa apontou que aproximadamente 78% da população feminina e 9% da população masculina, na mesma faixa etária, utilizava algum método de depilação, totalizando 69 milhões de usuários. Um percentual bastante atrativo de consumidores para o mercado de serviços de depilação.
Ao mesmo tempo em que esses números chamam a atenção de empreendedores, é importante que sirvam também para ligar um sinal de alerta. Mais especificamente, significa que há concorrência suficiente para exigir esforços visando exposição de marca e captação de consumidores. Para isso, investir em Marketing é essencial para conquistar um melhor posicionamento do negócio frente à concorrência.
É o Marketing que permitirá, primeiramente, que o seu espaço de depilação seja único simplesmente pela proposta que você tem. Essa identidade deve ser singular e são as ações que permitirão o posicionamento da sua marca. Assim, é possível alcançar pessoas e fazê-las entenderem que a sua empresa tem uma proposta que não necessariamente é igual à das concorrentes.
5 ações para acertar na divulgação
No Marketing para depilação, bons anúncios devem ser capazes de atrair pessoas, mostrar o que o seu negócio tem a oferecer e, principalmente, como esse serviço é prestado. Isso vai muito além de investir em anúncios pagos, por exemplo. É necessário estabelecer uma presença online sólida e, pouco a pouco, criar um relacionamento com o público. Veja como conseguir isso por meio das ações mais interessantes no universo do Marketing Digital!
1. Tenha um site profissional
O ponto de partida é ter um local na rede em que as pessoas possam acessar para saber mais sobre os seus serviços. O site ainda é o canal mais relevante e que mostra profissionalismo para uma empresa, principalmente porque pode concentrar todas as informações necessárias. Nele, você pode falar sobre o seu serviço e horários de funcionamento, bem como apresentar as fotos do espaço, por exemplo.
O site também é fundamental para que o cliente em potencial consiga encontrar o seu espaço de depilação por meio de uma busca na internet. Tudo que você precisará fazer para facilitar o sucesso nessas pesquisas é otimizá-lo pensando em SEO (Search Engine Optimization), quer dizer em estratégias que influenciam os algoritmos dos buscadores da internet a definirem o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada. Com a técnica, a sua página estará mais visível, com a capacidade de figurar em primeira mão nos resultados do Google.
2. Use as redes sociais
Outro canal importante que você precisa marcar presença são as redes sociais. Atualmente, 76% dos brasileiros recorrem a essas mídias antes de comprar ou consumir um serviço. Naturalmente, quem busca depilação vai acessar o Facebook ou o Instagram em busca de um espaço que ofereça esse serviço. Se sua empresa está lá, a chance de ser encontrada cresce consideravelmente.
Nas redes sociais, o posicionamento da marca faz toda diferença. É fundamental que a sua empresa saiba como se comunicar com o público, usando uma linguagem adequada e com informações de funcionamento, endereço do espaço e permita que os usuários acessem um link para agendar as sessões. A ideia é que a rede social seja um canal completo de contato com a empresa.
3. Crie conteúdo de qualidade
Parte essencial do Marketing para depilação se concentra no relacionamento com o público. Uma vez que um consumidor em potencial encontra o perfil da sua empresa na rede social e começa a segui-lo, é importante que essa pessoa sinta interesse em manter esse contato. O que ajuda a estreitar esses laços atualmente é a criação de conteúdo de qualidade.
Os consumidores querem ter uma relação de troca que vá além do serviço. Então, se as pessoas seguem o seu negócio nas redes sociais, esperam minimamente ver conteúdos bons e informativos. Por isso, você pode apostar em formatos como:
- Informações sobre o processo de depilação;
- Dicas de cuidados com a pele;
- Publicações no Instagram Stories mostrando o dia a dia do espaço de depilação;
- Repost de publicações de clientes satisfeitos com o serviço.
4. Personalize e segmente os anúncios
Os anúncios impulsionados são uma ótima forma de potencializar a visibilidade da sua marca na internet. Basicamente, você pode pagar para que esses anúncios cheguem mais facilmente ao seu público, fazendo isso pelo Google, Facebook e Instagram, basicamente. Assim, é possível ter uma base de crescimento mais rápida combinando a tática com bons conteúdos e estratégias orgânicas.
Ao criar esses anúncios, pense sempre na segmentação de público. De nada adianta direcionar para uma segmentação ampla se muitas dessas pessoas não terão interesse no serviço. Personalize ao máximo esse contato, falando exatamente com as pessoas que você acredita que são clientes em potencial do seu espaço de depilação.
5. Invista em parcerias com influenciadores
Os serviços de beleza são sempre uma categoria que permite uma conexão natural com pessoas influenciadoras. Há muitos criadores de conteúdo que abordam esse tema, por isso faz todo sentido investir nessas parcerias.
Porém, antes de escolher o influencer ideal para formalizar uma parceria, observe se o perfil dos seguidores está dentro do público-alvo do seu negócio. Afinal, essa seleção aumenta muito as chances de gerar tráfego qualificado para a rede social ou site da sua empresa.
Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.
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December, 2023
Empresários adotam medidas para evitar o coronavírus
Devido à pandemia de Covid-19, ou novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pequenos negócios precisaram se adaptar para minimizar os efeitos das determinações das autoridades de saúde e conter o avanço da doença. Para não oferecer risco aos clientes e aos funcionários, empresas adotaram algumas medidas para evitar uma queda ainda maior no faturamento. Para enfrentar a crise, o serviço de delivery de comida italiana em Brasília Tomatino da Nonna apostou em promoções e facilidades para os clientes. A dona do negócio, Maria Amélia Arena, diz que uma das maiores preocupações é incentivar as pessoas a ficar em casa. "Em momentos de crise, os empresários têm a tendência de querer ganhar mais dinheiro e aumentam os preços. Nós baixamos os preços e fizemos uma promoção online evitar a movimentação de pessoas em restaurantes. Então, agora, quem compra quatro porções, já com o preço reduzido, ganha a quinta. É uma quantidade suficiente para alimentar uma família de até seis pessoas que está em casa", afirma. As entregas também são realizadas de forma diferenciada para evitar o contato direto com os clientes. O pagamento deve ser feito previamente por transferência bancária ou cartão de crédito para dispensar o uso de máquinas de cartão. Além disso os entregadores, que passaram a usar máscara e luvas, deixam as encomendas na portaria dos edifícios ou do lado de fora das residências. Maria Amélia conta que a preocupação se estende aos funcionários que trabalham na produção dos pratos. Quem usa transporte coletivo foi liberado do trabalho e quem tem veículo particular ganha um adicional para arcar com o combustível. "Acreditamos que, se cada um fizer um pouquinho, tudo melhora, inclusive esse pânico que estamos vivendo. Nesses momentos, precisamos desses pequenos atos de cuidado com o próximo, por isso nós nos adiantamos e estamos fazendo o possível para evitar a propagação do vírus", completa a pequena empresária.
November, 2023
Como adotar práticas ESG e se tornar uma marca responsável
O ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança. É essencial que as pequenas e médias empresas atuem dentro das boas práticas de ESG. Environmental ou meio ambiente diz respeito a uma atuação de baixo impacto ambiental. O social está relacionado à responsabilidade social e à atuação junto aos colaboradores e à comunidade. Já governance ou governança se baseia na transparência, prestação de contas, ética e na gestão eficiente e efetiva. Atualmente, investidores e sociedade esperam uma nova postura das empresas. Ser responsável e manter boas práticas de ESG é um diferencial que traz algumas vantagens, como: Incentiva investimentos Geralmente, as empresas que adotam práticas ESG são estáveis e têm um maior controle dos seus gastos e custos. Elas transmitem mais segurança para investidores e clientes. Performance financeira Um fator leva a outro. Com mais investimentos, melhor a performance financeira. Empresas com práticas de ESG focam mais na performance, na otimização de processo, o que poupa recursos. Fortalecimento do relacionamento com cliente Uma boa reputação fideliza e atrai mais clientes, já que eles se identificam com os valores da organização. Retenção de talentos Como o ESG promove a qualificação e o cuidado com os colaboradores, a empresa consegue reter seus talentos e promover um clima organizacional de qualidade. Diminui o desperdício A redução de custos está presente nos três eixos do ESG, de maneira que acabam promovendo novos hábitos e uma mudança da cultura organizacional sustentável. Também é possível reduzir riscos financeiros, já que a empresa passa a ter uma postura mais consciente, seja no uso dos seus recursos ou no controle das suas ações. Como criar uma marca responsável? Confira boas práticas para se criar uma marca responsável de acordo com os pilares do ESG: Meio ambiente Você pode adotar um modelo de negócio com base na ecoeficiência, propondo, por exemplo, a diminuição do consumo energético e hídrico, evitando desperdícios ou incentivando o uso de garrafas e copos de vidro em vez de plástico. Social Promova a diversidade e a inclusão. Invista na qualidade do ambiente de trabalho. Ofereça condições e segurança no contrato de trabalho dos seus colaboradores. Opte por fornecedores locais e faça parcerias. É uma maneira de contribuir para o desenvolvimento econômico da sua cidade. Governança Defina e promova regras de conduta ética para que todos os colaboradores tenham comportamento adequado e alinhado com os valores da empresa. Faça um planejamento dos gastos e mantenha o controle e a avaliação constante. O ESG não é apenas para as grandes empresas, todo empreendedor deve ter responsabilidade com seu negócio e reverter em boas práticas para a sociedade. Além de ser apropriado, é estratégico e um diferencial que pode atrair investidores e clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens 5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável
October, 2023
O que é PLR no marketing digital
PLR é a sigla para Direitos de Marca Própria ou Private Label Rights. São infoprodutos com licença de propriedade intelectual, que você adquire e pode modificar e revender no mercado. PLR é um conceito utilizado na comercialização tanto de produtos físicos quanto digitais. No entanto, no marketing digital e de afiliados, ele popularizou-se nos últimos anos com os infoprodutos que podem ser customizados e revendidos. Eles podem ser e-books, cursos on-line, vídeos, landing pages, infográficos, podcasts, entre outros. Quando um infoprodutor opta por um PLR, ele não cria um conteúdo original. Ele adquire os direitos de uso e revenda do material, podendo assim customizar e utilizar como quiser. Uma das vantagens é que ele não precisa investir na produção e pode trabalhar com foco no marketing digital do infoprodutos. Além disso, aumenta a agilidade e escala na produção do conteúdo. Como você já parte de um conteúdo pronto, você ganha tempo, afinal, produzir conteúdo requer dedicação, planejamento e outros fatores. Basta adaptar o material que você comprou à sua identidade e necessidade. Diminuindo esse tempo de produção, também reduzem os custos envolvidos no processo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo, precisa ter uma câmera, iluminação, cenários, equipamento de edição, entre outros. O PLR acaba sendo ideal para quem está iniciando seu processo de empreendedorismo e deseja escalar sua produção, com baixo custo. Para decidir qual é o melhor PLR, você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público-alvo, o seu nicho de mercado. Quanto mais próximo do seu cliente, menos adaptações serão necessárias no PLR. Lembre-se de ter atenção com a qualidade e a reputação do PLR para não ter problemas futuros. Uma das desvantagens desse tipo de produto é, exatamente, a baixa qualidade. Como o PLR é feito para que outros infoprodutores façam a adaptação e revendam, pode ser que ele fique muito genérico e superficial. Outro problema pode ser o conteúdo semelhante em vários tipos de PLR. Para ter sucesso, o ideal é diferenciar o seu produto, trazer algo novo e relevante ao cliente. Uma dica é utilizar o PLR ao longo do funil de vendas, como brindes e incentivos para que os leads se cadastrem na sua lista de e-mails e, assim, você comece um relacionamento mais próximo com eles. Outra opção é para quem deseja criar um curso on-line mas não tem as habilidades necessárias ou tempo para fazer. Você também pode optar por criar um PLR para outros negócios e afiliados. Entretanto, para isso, é preciso ter experiência e conhecimento na temática do infoproduto para que ele seja de qualidade e atraia potenciais revendedores. Percebe-se que o PLR é mais uma alternativa dentro do marketing digital. Você pode focar nele ou utilizá-lo ao longo da sua estratégia. A garantia do sucesso está no bom planejamento e acompanhamento das métricas das suas ações. Conhecendo seu público, adaptando, testando e avaliando, é possível saber se você está indo pelo caminho certo ou se deve fazer ajustes. Para saber mais, leia os textos a seguir: Quais os benefícios do mercado de afiliados para o empreendedor? Varejo on-line: o programa de afiliados
October, 2023
Confira 5 aplicativos gratuitos para editar suas imagens
Aplicativos de edição de imagens podem ajudar na hora de publicar o seu conteúdo nas redes sociais de forma mais atrativa e profissional. Isso porque eles permitem que as imagens sejam ajustadas e melhoradas com ferramentas, como correção de cor, contraste e brilho. Além disso, esses apps oferecem opções de filtros e efeitos visuais, que dão um toque extra aos posts. Como são fáceis de usar e acessíveis, muitos aplicativos permitem que os empreendedores produzam conteúdo de qualidade, sem gastar muito dinheiro com softwares de edição, que costumam ser caros. São muitas as vantagens de se utilizar os editores de imagem na hora de produzir o seu conteúdo para as redes sociais. Você pode retocar suas imagens, gerenciar sua galeria de fotos pelo celular, fazer ajustes manuais, além de conseguir incluir texto e outros ícones nas suas publicações. Separamos cinco aplicativos de edição de imagens que possuem verões gratuitas para Android e iOS. Confira! Adobe Lightroom Com o Adobe Lightroom você pode ajustar cor, brilho, contraste e textura das imagens. Ele também permite que o usuário crie suas próprias definições ou utilize a função automático, que melhora a qualidade da imagem. O aplicativo é gratuito, mas traz ferramentas pagas, como remoção de pessoas e objetos. Canva O Canva possui uma versão para desktop e o usuário pode acessar a plataforma sem precisar baixar o aplicativo. É possível editar imagens e vídeos, fazer montagens, apresentações e outros documentos, como cartão de visita. É uma plataforma de design que traz layouts prontos para serem personalizados. Pixlr Pixlr possui versões para desktop e smartphones. É indicado para correções ou criação de imagens. O aplicativo tem funcionalidades como filtros, realce de cores, redimensionamento ou corte de fotos. Também tem pincéis, efeitos especiais, filtros, sobreposição, molduras e caixas de texto. O aplicativo é gratuito, mas possui uma versão paga sem anúncios e com mais recursos. Snapseed É o editor de fotos do Google. O Snapseed traz recursos de edição presentes em softwares profissionais, como equilíbrio da iluminação, ajuste de cores, mudança de perspectiva da imagem, entre outros. Você também consegue aplicar filtros e efeitos, ajustar a intensidade e desfazer ações anteriores. VSCO É um aplicativo de edição muito utilizado pelos usuários do Instagram porque tem filtros que podem ser aplicados nas fotos publicadas. Com o VSCO, é possível aumentar e diminuir intensidade, adicionar molduras, ajustar contraste e claridade das imagens. São 12 opções de filtros na versão gratuita. Para obter mais efeitos, é preciso fazer uma assinatura premium. Com esses aplicativos de edição de imagens, você consegue publicar conteúdo de qualidade e atrair a atenção do seu público. Eles fazem com que você transmita uma imagem de profissionalismo e, consequentemente, de confiança. Por isso, aproveite as versões gratuitas e use a criatividade na hora de publicar suas fotos. Para saber mais, leia os textos a seguir: Confira o guia de tamanhos de imagens para cada mídia social Quatro ferramentas fáceis e gratuitas para criar e editar imagens
October, 2023
Como lidar com o aumento dos custos para a indústria
Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em julho de 2022, a falta de insumos ou o alto custo das matérias-primas vêm afetando a indústria brasileira. Para te ajudar a enfrentar esse cenário e entender as perspectivas a curto, médio e longo prazo, convidamos o economista-chefe do Sistema Fiergs, André Nunes de Nunes. Ouça a entrevista completa com o especialista aqui. “A gente teve várias fases. Toda essa questão ligada à matéria-prima e ao abastecimento das cadeias de suprimento tem como origem o início da pandemia, quando a gente começa a viver um ciclo econômico sincronizado. Ou seja, todo mundo entra em recessão e lockdown mais ou menos ao mesmo tempo, as atividades param ao mesmo tempo, todos os governos quase ao mesmo tempo começam a oferecer estímulos ao consumo de bens”, explica André. Continue lendo para saber mais sobre os custos da indústria. Custos da indústria após a pandemia No final de 2021, o mercado começou a ver a normalização em alguns segmentos, mas sempre com algum impedimento na cadeia produtiva, como a falta de algum tipo de metal, entre outros. Além da pandemia, a guerra entre Ucrânia e Rússia também gera alta de custos e escassez de matéria-prima para as indústrias. “Até que tivemos o bloqueio do Canal de Suez, depois da invasão da Rússia na Ucrânia. Isso traz, de novo, tensão e aumento muito grande dos insumos e das matérias-primas”, complementa André. Estratégias para indústrias Para o momento, o especialista cita que buscar diversidade de fornecedores é uma boa estratégia. Ele também fala que a análise da linha de produção, para a busca da internalização de processos produtivos, e realização de backup no mercado interno, para reduzir a dependência das importações, são boas estratégias para esse momento nas indústrias. Continue lendo sobre os custos da indústria fazendo o download gratuito do nosso material completo aqui.
September, 2023
Cenário atual da indústria e os próximos passos
A indústria brasileira vem tentando manter o ritmo de crescimento visto na primeira metade de 2021, mesmo com os altos preços de insumos, que têm trazido desafios a diferentes setores. A pressão inflacionária interna e o aumento generalizado dos preços internacionais continuam achatando as margens em praticamente todos os elos das cadeias produtivas. A indústria de transformação, apresentou um tímido crescimento de 0,4% na primeira metade do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado, que mostra estabilidade – um fato positivo, em meio a inúmeras incertezas no cenário econômico -, foi puxado pelos têxteis, defensivos agrícolas, componentes eletrônicos e calçados, entre outros. O reaquecimento de alguns setores que são consumidores nacionais e de alguns nichos exportadores, foram importantes para o resultado positivo. O avanço dos indicadores de produção passa por uma organização profunda das nossas cadeias produtivas, bem como pela interlocução entre os setores produtores. Nós aqui do Sebrae RS temos acompanhado de perto a nossa indústria e, recentemente, começamos a pesquisar os principais aspectos das nossas MPEs do setor. A capacidade produtiva das indústrias ainda está sendo utilizada abaixo do ideal e a compra de insumos de mais de 43% das empresas diminuiu no ano passado. Já pensando em 2022, mais da metade das empresas afirmaram que pretendem investir, mesmo com a que falta de capital de giro, o alto custo de matérias primas e uma carga tributária pesada. Quer saber informações da pesquisa? Então acesse o Panorama da Pequena Indústria no RS. Quero baixar o material