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Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
7 dicas para você vender mais nas redes sociais

Implementar estratégias de marketing digital nas suas redes sociais é ideal para aumentar o seu alcance e vendas.

· 25/01/2023 · Atualizado em 10/02/2023
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Não é novidade que as mídias sociais fazem parte da vida das pessoas, não é mesmo? Por isso, é essencial que as empresas tenham estratégias bem elaboradas para comercializar seus produtos nessas plataformas e manter sua competitividade.

De acordo com o Estudo Digital Global 2022, a internet é usada por quase cinco bilhões de pessoas em todo o mundo, o que representa 62,5% da população mundial. Quando falamos, especificamente, de usuários ativos nas mídias sociais, apesar de esse número cair para 58,4%, ainda é bastante expressivo.
Por isso, separamos sete dicas para você aplicar na sua estratégia de marketing digital. Confira!  

1. Defina o seu público-alvo

Qual a sua faixa etária, preferências, gênero, comportamento e região em que vive? É essencial que você trace o perfil do seu público e quais são as mídias sociais que ele utiliza, planejando melhor o tipo de conteúdo que irá publicar para ser mais atrativo e relevante.

2. Utilize mídias sociais certas

Entenda as particularidades de cada mídia social para utilizá-las da melhor forma possível. O Instagram, por exemplo, prioriza conteúdo em imagens e vídeos. Já o TikTok tem foco em vídeos divertidos. Mas, se você optar pelo LinkedIn, precisa entender que é uma plataforma que trata de assuntos do mundo profissional e do trabalho.

Considere o engajamento do seu público em cada uma delas, o que ditará em quais plataformas vale a pena investir. Você precisa ter um perfil onde seu cliente está. Caso contrário, será trabalho jogado fora. Pesquise e veja qual é a rede social que tem relação com o seu negócio e o seu público.

3. Produza conteúdo de qualidade

Conheça as necessidades da sua persona e produza conteúdo pensando em soluções para os seus problemas, mantendo constância nas publicações. A criação de um calendário editorial de postagens pode contribuir para essa periodicidade.

Com o calendário editorial, você consegue organizar melhor o seu tempo e visualizar as publicações que está fazendo. Você pode fazer um semanal, quinzenal ou mesmo mensal. Ele também serve para otimizar seu tempo. Se você já sabe o que vai entrar naquele dia, não precisa parar o que está fazendo para pensar, criar e publicar.

4. Conheça a sua concorrência

Ter noção do que os seus concorrentes estão fazendo ou até mesmo empresas de outros segmentos pode servir como uma boa fonte de inspiração para você. Mantenha-se atento às tendências e ao que está sendo consumido pela sua audiência.

Para isso, fique de olho nos insights das redes sociais e nos temas que estão em alta. Você pode aproveitar um áudio ou desafio que esteja em alta, por exemplo. Mas, ele precisa ter relação com seu público e negócio. Não utilize só porque está em alta.

5. Planeje e revise suas estratégias

Foque no planejamento estratégico de vendas em cada uma das mídias sociais, definindo:

  • Tipos de conteúdo que serão explorados;
  • Objetivos de campanha;
  • Periodicidade das publicações;
  • Orçamento disponível.

6. Crie um relacionamento com o seu público

As mídias sociais são, acima de tudo, canais de interação e relacionamento entre os usuários. Portanto, para vender mais, será necessário conquistar seu espaço no feed, interagindo com seus seguidores.

Aproveite os stories do Instagram, por exemplo, para conversar e fazer perguntas. Convide as pessoas a responderem nos comentários. Assim, você gera participação e engajamento.

Lembre-se de sempre responder às mensagens e comentários dos seus seguidores. Isso mostra que você se interessa e está atento ao que eles têm a dizer.

7. Invista em tráfego pago

Você pode investir no impulsionamento de posts estratégicos em campanhas para aumentar o seu público e converter vendas. Essa dica é opcional, mas pode ser efetiva em alguns momentos do seu negócio.

Nesse sentido, contar com auxílio de um especialista para implementar boas estratégias e conseguir ótimos resultados é importante. Com maior conhecimento técnico, ele é capacitado para fazer um planejamento com conteúdos atrativos e assertivos e, assim, alcançar o objetivo do investimento.

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