this is an h1

this is an h2

Fri Feb 03 17:24:24 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
A caixa de ferramentas para o controle financeiro

Implantar um sistema que possa ajudar no controle financeiro e na tomada de decisão é fundamental para o sucesso do seu negócio

· Atualizado em 03/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma das tarefas básicas que se recomenda ao empreendedor assim que inicia o negócio, é montar um sistema de administração das finanças da empresa, controlando as entradas e saídas de dinheiro.

Alguns pontos que ressaltam a importância dessa atividade é a necessidade que o empreendedor tem de utilizar informações confiáveis para a sua tomada de decisão, e essas informações podem apontar as seguintes necessidades:

  • se o saldo entre a entrada e saída de recursos for negativa, o empreendedor deverá: a) trazer novos recursos para pagamento das operações da empresa, quer seja de dinheiro proveniente do próprio investidor ou de outros como empréstimos bancários ou de terceiros; b) reduzir os seus custos de operações; c) aumentar os preços dos produtos serviços colocados à venda; d) reduzir custos e aumentar a produtividade.
  • se o saldo entre a entrada de recursos e a saída por positiva, o empreendedor então poderá iniciar um projeto de expansão através de: a) aumentar a capacidade de produção investindo em máquinas e insumos; b) aumentar o volume de vendas por meio de investimento em marketing e estrutura de pessoas, desde que a estrutura de produção suporte o aumento das vendas.

Em qualquer das situações anteriores, a tomada de decisão do empreendedor somente poderá ser tomada com alguma certeza da efetividade se realmente as informações coletadas pelo sistema de controle financeiro forem confiáveis. A pergunta vital agora é: como comprar um bom sistema de controle financeiro? Existem várias opções, como podemos verificar a seguir.

  1. App Sebrae: trata-se de um aplicativo sem custo que faz o controle do fluxo de caixa, a emissão e o controle de boletos do MEI, traz informações do mercado, ainda agrega um assistente digital para tirar dúvidas, orienta como escolher a sua maquininha de cartão e sobre as opções de lojas virtuais para vendas on-line.
  2. Conta Azul: é um sistema completo que faz a integração com a sua conta bancária, realiza a gestão de produtos e serviços, emite notas fiscais, faz a frente de caixa, o controle de estoques, emite relatórios gerenciais, também faz a integração com o seu contador. É um dos mais populares e tem um custo de uma assinatura mensal.
  3. Siscontrole: é uma ferramenta de controle financeiro gratuito cujos dados são obtidos por meio das contas a pagar e a receber, contas bancárias e movimentação do caixa, gera relatórios de fluxo de caixa, despesas e receitas, cadastro de clientes e fornecedores.
  4. Yupee: é um organizador financeiro também gratuito que integra a conta bancária e apresenta informações financeiras na forma de gráficos e planilhas. Sistema ideal para pequenos empreendedores. Após o cadastro prévio, o sistema funciona 100% on-line.
  5. Bling: é um sistema de gestão integrada conhecido como ERP que emite notas fiscais com os impostos calculados automaticamente, emite boletos, possui módulo de cadastro de clientes e fornecedores, gerencia suas vendas e comissionamento, envios de produtos e integra com logística, faz o controle da movimentação do caixa e das compras, realiza a emissão de relatórios de estoques e integra a sua loja virtual às principais plataformas do mercado. É um sistema pago, com um dos custos mensais mais baixos do mercado.

Estude cada um deles e até outras indicações e, se precisar, procure a orientação do Sebrae para fazer a melhor escolha por meio da análise de custos e benefícios. Alguns sistemas podem ser gratuitos e relativamente mais baratos, mas podem se tornar caros se você tiver que fazer controles paralelos, ou digitar uma grande quantidade de documentos.

Se tiver custo por módulos, escolha apenas o que você tem necessidade imediata, pois comprar um sistema muito completo do qual você vai utilizar quase nada é perder dinheiro. Por outro lado, não ter nenhuma ferramenta é realmente assumir um custo muito elevado para a sua empresa. Preparamos um conteúdo que pode ajudar você nessa decisão. Acesse o artigo: 15 ferramentas que ajudam a controlar suas finanças.

Conte com o Sebrae como parceiro para a qualificação da sua empresa e aproveite para inscrever-se para os nossos cursos EaD, clicando nos links a seguir: Como controlar o fluxo de caixa e Como gerenciar as finanças da sua empresa.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?