Um líder pode ser a diferença para o sucesso de um empreendimento.

Nos empreendimentos coletivos uma figura de liderança é essencial para guiar uma equipe. O líder empreendedor deve ser capaz de desenvolver os talentos e as competências do grupo na busca dos objetivos comuns que se pretende alcançar.
É ele quem desperta no grupo ou na comunidade o ideal coletivo e mobiliza-a para, juntos, concretizá-lo, ajudando as pessoas a identificarem as próprias necessidades e a unirem forças em torno de objetivos comuns.
Os líderes atuam em territórios, setores, em empresas e em comunidades onde existem grupos minimamente organizados. Sua função se dá na gestão do coletivo, baseando-se nos princípios da cooperação e promovendo a integração das equipes para alcançar os seus objetivos comuns e os propósitos do grupo.
Além disso, eles incentivam as pessoas a adotarem novas posturas na convergência de ideias, na convivência com opiniões divergentes e nos seus atos, buscando o atendimento das necessidades e objetivos comuns. Com isso, os integrantes das organizações coletivas sabem que podem contestar e validar opiniões livremente, sem qualquer possibilidade de rejeição e retaliação.
Também é dever do líder articular as forças em torno dos objetivos comuns do grupo, associando recursos e integrando competências para que, todos juntos, unindo forças, possam fazer mais e melhor com menos.
A nova postura tem como resultados sinérgicos a valorização do ser humano, o exercício pleno da cidadania e a consecução dos resultados pretendidos pelo grupo ou comunidade.
Abaixo, veja informações preparadas pelo Sebrae sobre como exercer a liderança.
Os estilos de liderança
Cada perfil de liderança influencia de modos distintos o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais.
A evolução do comportamento de liderança
Liderança se constrói no dia a dia. As experiências cotidianas com a equipe e cada um dos profissionais melhoram a capacidade do gestor em conhecer os perfis e potenciais.
Liderança em tempos de crise
Ser líder significa ter vocação e talento para resolver problemas. Há dois tipos de líderes, que se revelam especialmente em tempos de crise: os desesperadores e os inspiradores. Qual dos dois é você?
Foi um prazer te ajudar :)