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Wed Feb 08 20:35:38 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
A importância da promoção para o setor da construção civil

Para atrair cliente, liberar estoque parado ou aumentar as vendas na construção civil, a promoção é muito bem vinda.

· 23/12/2022 · Atualizado em 08/02/2023
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Todo mundo gosta de ganhar desconto, brinde ou qualquer outro tipo de vantagem quando realiza uma compra. Portanto, não há quem não resista a uma boa promoção ou oferta.

Sendo assim, essa acaba sendo uma das principais estratégias adotadas pelos varejistas, dos mais diversos segmentos, inclusive da construção civil. 

Uma pesquisa realizada com mais de 32 mil clientes em todo o país, de grandes players do mercado como Leroy Merlin, Telhanorte, C&C, Sodimac, Joli, entre outras, demonstrou o quanto essa estratégia é relevante para os negócios.

Para os consumidores, os destaques positivos do levantamento foram justamente as ofertas e promoções, além da variedade de produtos. Os clientes deveriam responder as perguntas com notas de 0 a 10. As lojas do segmento tiveram nota máxima de 72,5, mínima de 44,5 e média de 58,9.

As promoções podem ser realizadas por diferentes razões. Podem servir para atrair novos clientes, para divulgar uma nova marca ou produto, ou ajudar a liberar espaço no estoque, por exemplo. O importante é que elas devem ser vantajosas tanto para a empresa quanto para o cliente. 

Portanto, é preciso que o cliente realmente perceba, sinta que está tendo alguma vantagem com o tipo de promoção que está sendo oferecida. E o varejista ter a certeza de que o retorno financeiro também está garantido com essa ação. Ou seja, é preciso cuidado para que uma promoção malfeita não prejudique os negócios.

Para que isso não aconteça, a matemática deve ser uma aliada do empreendedor. Ao lançar a promoção, deve se levar em consideração todos os custos envolvidos com o produto alvo da ação, para que o ganho com as vendas de fato apresente uma margem de lucro, por menor que seja. 

E para que realmente a promoção funcione, é claro que o consumidor precisa ter conhecimento da ação. Se ele não tiver essa informação, se não estiver bem visível, não dá resultado. Portanto, procure destacá-lo dos demais produtos, apresentar as vantagens na compra, entre outras possibilidades.

Tipos de promoção

Existem alguns tipos de promoção que o comerciante pode realizar. Basta avaliar qual é a mais interessante para o seu produto e que também desperta maior interesse dos clientes também. 

Para quem que está com o estoque cheio de um produto que tem pouca saída, uma das estratégias mais recomendadas para esse caso é o tipo “pague 2 e leve três”. Ou dar um bom desconto da compra da segunda unidade, por exemplo. 

Outra possibilidade é a criação de combos. Ou seja, o comerciante pode associar a venda do produto com algum outro. Tem também a opção de desconto progressivo. Ou seja, quanto mais o cliente levar, maior o desconto que será dado.  

Saiba mais

O Sebrae tem uma cartilha que mostra como desenvolver uma boa promoção. Confira aqui: Promoção de Vendas - Internet 

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