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Wed Jun 29 13:59:31 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
A importância de planejar estrategicamente uma coleção de moda

Saiba o que é preciso para desenvolver sua coleção de moda com estratégia e aumentar suas chances de venda.

· Atualizado em 29/06/2022
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Duas empreendedoras em um ateliê analisando planejamento

Criar uma coleção de moda incrível requer um planejamento estratégico que passa por muitas etapas, desde a gestão do design, capacidade de produção, vendas até o feedback (monitoramento dos resultados). Portanto, no segmento da moda, lançar uma coleção exige muito mais do que criatividade (acesse o link e faça o curso do Sebrae sobre Criatividade e Sucesso nos Negócios) e design, ou seja, precisa de organização e planejamento (no link, o curso Planejamento e Gestão na Indústria de Confecção, do Sebrae), pois são essenciais para aumentar as chances de venda do produto que está sendo colocado no mercado e fazer a sua marca ter uma experiência positiva com o consumidor.

Gestão acima da criatividade

A primeira etapa de uma coleção de moda passa pela gestão do design, e o aspecto principal a ser analisado é a capacidade produtiva, incluindo não só o volume de produção, mas também tipos de peças e tecidos, por exemplo, aqueles com os quais sua equipe consegue trabalhar. Não se esqueça, nessa etapa, de observar coleções anteriores, identificando pontos que precisam ser melhorados, bem como de organizar o calendário de vendas para pensar a produção.

Planejar estrategicamente uma coleção de moda passa, fundamentalmente, também pela pesquisa, entre elas: pesquisa de comportamento do consumidor, pesquisa comparativa de mercado (observar o que outras empresas do mesmo segmento estão fazendo), pesquisa tecnológica (visita a feiras, participação em eventos, contato com fornecedores para se manter atualizado sobre as inovações tecnológicas), pesquisa vocacional regional (trabalhar com o que é característico da sua região pode ser um diferencial para o seu produto final, e o consumidor busca isso), pesquisa de tendências (adaptar peças ao que está “dominando” as ruas) e pesquisa de tema da coleção (é a inspiração e o guia da coleção, é o tema que define as ideias para o design da coleção).

Enfim, o planejamento da coleção, momento de reunir a equipe para debater sobre as informações coletadas na fase de pesquisa e organizar as próximas etapas, elaborando um cronograma e definindo prazos para a produção e lançamento. Não podem ficar de fora a definição do tamanho da coleção (quantos itens serão desenvolvidos), faixa de preços e mix de moda (porcentagem de peças básicas, fashion e das peças diferenciadas, que trazem tendências futuras). Para isso, considere a sua capacidade de trabalho e de entrega. Todas as informações reunidas até aqui devem fazer parte do briefing de produção, que vai conter as tendências, restrições e liberdades do design, custos, materiais e funções.

O passo seguinte é trabalhar no design da coleção. Que tal começar se inspirando? Para isso, você pode lançar mão de vídeos, apresentações e utilizar uma ferramenta chamada moodboard, que consiste na elaboração de um painel capaz de reunir as inspirações para a sua coleção: fotos, ideias de cenário, cartela de cores, texturas, tecidos, entre outros itens. É o momento, evidentemente, de definir a cartela de cores em conformidade com o tema da coleção, da escolha dos tecidos (conforme o objetivo da coleção), definição dos aviamentos (que podem ser o diferencial das peças), pensar em elementos do design e do estilo das peças (tipos de linhas, cores, silhuetas, padronagens, formatos e modelagens) e elaboração dos desenhos das peças. Concluído esse processo, é chegado o momento de uma nova reunião da equipe para elaboração do briefing final, passando-se à etapa seguinte, que é o desenvolvimento do planejamento.

Aqui as peças tomam forma, depois que os desenhos dos estilistas são transformados em moldes e são criados os protótipos, definindo-se os tamanhos em que as peças serão produzidas. As informações coletadas até este momento vão para a ficha técnica da peça, define-se o preço de venda e cria-se o mostruário, para só então passar à produção.

Não pense que o planejamento estratégico para por aí: é necessário realizar o lançamento e a divulgação, que pode incluir parcerias com lojas, influencers, redes sociais, revistas e desfiles. Por fim, você precisa do monitoramento dos resultados, ou seja, acompanhar o feedback do cliente, dos colaboradores, dos fornecedores e se os resultados das vendas estão dentro do esperado.

Você costuma planejar as suas coleções? Acesse os links disponibilizados pelo Sebrae em Saiba mais, leia os artigos e faça os cursos. Eles vão ajudar você a se inspirar estrategicamente para as próximas coleções que a sua marca vai colocar no mercado.

Saiba mais:

CURSOS

Planeje suas metas e resultados: você vai reconhecer a importância de planejar a sua atividade empresarial, conhecerá as ferramentas de planejamento e de análise de cenário e aprenderá a elaborar planos de ação.

Sobre o curso: você, empreendedor, sabe para onde está indo e aonde quer chegar? Estabelecer metas claras e resultados esperados é fundamental para o sucesso do seu negócio! Neste curso você vai entender quais os benefícios de um planejamento bem-elaborado para a saúde da sua empresa. 

Crescimento planejado e orientado para resultados: compreender o que é e qual a importância do planejamento estratégico; compreender que o planejamento de ações, feito de forma ordenada e articulada, contribui para a continuidade da atividade empreendedora desenvolvida; utilizar ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho da sua empresa com o aumento da sua competitividade, de modo sustentável.

Sobre o curso: como você quer que a sua empresa esteja daqui a dois anos? Com um planejamento estratégico bem-definido e organizado, é possível chegar a qualquer resposta que você pensou. Sem tirar a bola de cristal da gaveta, neste curso você entenderá que, analisando a situação atual da empresa, é possível chegar a uma projeção de como ela estará daqui a alguns anos.


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