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Inovação | INOVAÇÃO
A jornada do turista conectado

Aprenda a identificar o perfil do seu público-alvo: conhecer a jornada do turista conectado irá auxiliar na fidelização dos clientes e conquista de novos.

· 07/06/2022 · Atualizado em 26/11/2022
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A conquista dos clientes pelas agências de viagem começa bem antes do planejamento das próximas férias. É preciso oferecer serviços que despertem desejos dos clientes. Os avanços tecnológicos dos últimos anos surgiram com a força necessária para mudar nossa sociedade com as redes sociais, smartphones, assistentes virtuais, reconhecimento facial, streaming de vídeo e música, realidade virtual (metaverso), carros elétricos e autônomos.

Pesquisar destinos, escolher roteiros, imaginar paisagens, tudo isso faz parte da jornada do turista. A diferença é que agora esse turista está conectado. Pensando nisso, o Sebrae preparou uma cartilha com dicas práticas para as agências de turismo atuarem nesse mercado tão competitivo e com variados players digitais

Em sua jornada, o turista conectado tem preferência por destinos inteligentes

Com o uso da tecnologia, as pessoas buscam interatividade, mobilidade e informações sobre cada local. É uma experiência que integra o mundo real com o virtual. E esta nova forma dos turistas interagirem com os destinos é a base do conceito de destinos turísticos inteligentes (smart destination) concebido pelo governo espanhol. É importante salientar aqui a diferença entre destinos turísticos inteligentes e cidades inteligentes. As principais diferenças estão relacionadas aos limites geográficos, ao público-alvo e à interação com os visitantes.

As cidades levam em conta competitividade, capital humano e social, participação, mobilidade, recursos naturais e, qualidade de vida. E, no caso dos destinos turísticos inteligentes, há três pilares: governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Para o desenvolvimento dessas inovações no turismo, algumas definições e implementações são necessárias:

  • Participação qualificada das lideranças empresariais nas governanças do setor.
  • Ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios de turismo.
  • Competitividade dos destinos turísticos.
  • Aproximação entre os elos da cadeia de valor, incluindo as empresas dos segmentos que não são líderes.
  • Presença dos empreendimentos turísticos no mundo digital.
  • Novos modelos de negócio.
  • Soluções tecnológicas para os pequenos negócios e para os destinos turísticos.
  • Conectividade e interatividade também para ambos, pequenos negócios e destinos turísticos.
  • Oferta de experiências turísticas que encantem os viajantes.
  • Ocupação de espaços públicos.
  • Sustentabilidade dos destinos turísticos.
Vantagens para todos

Os destinos inteligentes aumentam a percepção de valor tanto dos turistas quando da população local. É um conceito ganha-ganha. Veja as vantagens no gráfico abaixo:

 

Destinos inteligentes

Principais características dos destinos inteligentes

  • Têm espaço turístico inovador.
  • Dispõem de tecnologia de ponta.
  • Valorizam o capital humano.
  • São focados no desenvolvimento sustentável.
  • Sabem gerir os recursos de forma eficiente.
  • Garantem mais competitividade ao setor.
  • Possibilitam experiências de qualidade aos turistas.
  • São integrados e interativos.
  • Oferecem acessibilidade.
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