A tecnologia e a robótica prometem mudar o futuro dos serviços de beleza, atualmente eles já fazem unhas, tatuam e aplicam extensões de cílios.
Já imaginou um futuro em que os serviços de beleza como lavagem de cabelo, depilação, tratamentos faciais, sobrancelhas, cílios e unhas são realizados por robôs? O que parecia uma imagem de um filme futurista ou o desenho animado “Os Jetson” já está muito próximo de se tornar realidade.
A lavagem de cabelos feita por uma máquina, foi apresentada pela Panasonic em 2010 na CES, isto já faz mais de 12 anos. A máquina, fabricada pela Panasonic, possuía uma mão robótica com sensores, tinha um sistema com um scanner 3D que fazia um “mapa” da cabeça do cliente, este conjunto fazia com que as mãos tivessem o mesmo cuidado que mãos humanas preservando o cliente. A mão robótica aplicava o shampoo e massageava o couro cabeludo com cuidado, o sistema também pode secar e massagear a cabeça. Naturalmente, naquele tempo esta tecnologia toda não era tão acessível ou usada para aplicações comerciais, mas já estava aberto o caminho para um futuro da beleza através dos robôs.
Atualmente uma série de iniciativas de robôs da beleza já é realidade em alguns países, onde as primeiras máquinas ou robôs em operação comercial usam inteligência artificial e realizam operações como por exemplo unhas, aplicação de cílios, lavagem e cabelos e massagem.
Nail Robôs – Robôs e máquinas que fazem unhas
Como sabemos as unhas são os serviços de beleza mais utilizados pelas clientes dos salões de beleza. Fazer unhas em casa é um processo não muito simples para a maioria das mulheres, assim semanalmente, a maioria das mulheres vão aos salões de beleza fazer as unhas e gastam de 30 minutos a 1 hora. Este tempo é reduzido para 30 segundos por unha se feito por um robô de manicure, o Clockwork é o primeiro robô que faz as unhas e que foi projetado para proporcionar a cliente uma aplicação exata e um acabamento perfeito por um preço muito acessível, por volta de 10 dólares ao invés dos 35 dólares cobrados nos salões.
O robô manicure expresso foi lançado em São Francisco em 2021 e atualmente está se expandindo para outros locais nos EUA, e se encontram disponíveis em 6 lojas de varejo da Target. O robô manicure Clockwork oferece 28 cores, de marcas como Essie e Salon Perfect, além de alguns esmaltes exclusivos da OPI. Ele usa câmeras 3-D e IA-Inteligência Artificial para identificar a forma da unha da cliente e unha pintar as unhas com segurança, rapidez e precisão. O robô de manicure Clockwork usa visão computacional, inteligência artificial e câmeras incorporadas para construir um banco de dados de formas de unhas. Esse banco de dados, que inclui milhares de imagens de análise de unhas, ajuda o robô a aperfeiçoar suas habilidades de pintura. O robô tem um descanso de mão com uma pequena alça para segurar qualquer dedo que ainda esteja pintando. Se você mexer ou encolher a mão a máquina para a pintura. O robô manicure ainda não lixa nem tira as cutículas, mas esmalta as unhas em 10 minutos por menos da metade do preço de um salão de beleza. Não substituem o contato humano, mas mostram que a tecnologia pode aos poucos e em algumas situações específicas substituir as pessoas. Os donos dos salões que estão enfrentando falta de mão de obra nos salões podem gostar da ideia e se concentrar em outros serviços de beleza mais especializados. Os clientes mais apressados vão gostar.
Também em 2021, uma startup sediada no Brooklyn lançou o Nimble Beauty, uma caixa do tamanho de uma pequena impressora que usa visão computacional, micro câmeras de alta resolução e processamento de imagem 3D para escanear o tamanho, a forma e curvatura de cada unha. Ele utiliza um pequeno braço robótico que interpreta algoritmos complexos para pintar as unhas com precisão, e tem um sistema de fluxo de ar para ajudar a secar as unhas recém pintadas. Atualmente disponibiliza mais de 30 tonalidades de esmaltes, ele funciona com um sistema de cápsulas que são inseridas na máquina que inclui 3 cápsulas: uma base, cor de sua escolha e cobertura. Cada conjunto é bom para até 3 pinturas, dependendo do comprimento de suas unhas e, em qualquer caso, não menos que um retoque adicional. O interessante é que a tintura é não tóxica, 13free, 100% vegana e reciclável. Esta máquina manicure já se encontra disponível por US$349 e cada conjunto de pintura custa US$10. O robô Nimble suporta WiFi e Bluetooth e possui um aplicativo para smartphone que permite que os usuários explorem cores de esmalte, iniciem a manicure e acompanhem o processo de pintura de unhas em tempo real.
Outros robôs na beleza
As unhas e manicures não são os únicos tratamentos de beleza que incorporam tecnologias como IoT-Internet das coisas e IA-Inteligência Artificial. Já existem protótipos e patentes de robôs com diversas funções como tatuar sobrancelhas, aplicar extensões de cílios, aplicar produtos de bronzeado e massagens.
A startup de robótica Luum Lash (legalmente conhecida como Wink Robotics) está desenvolvendo máquinas robóticas para ajudar esteticistas a aplicar extensões permanentes de cílios com mais rapidez e segurança com sua tecnologia de extensão de cílios através do robô chamado de Lash Robot. A tecnologia da Luum revolucionará o crescente, mas meticuloso serviço de extensão de cílios oferecido pelos salões, tornando-o 3 vezes mais rápido, oferecendo uma experiência melhor e mais consistente, permitindo que os salões aumentem seu rendimento e receitas. O CEO da empresa, Nathan Harding, diz que este robô deve estar disponível nos Estados Unidos já no próximo ano.
A startup AiTreat, com sede em Cingapura, projetou um massagista robótico. EMMA, ou Expert Manipulative Massage Automation, que usa sensores e visão 3D para fazer massagens personalizadas. Usando um sistema baseado em IA, o EMMA analisa milhares de pontos de dados, incluindo informações sobre diferentes tipos de corpos, para calcular pontos de pressão e rigidez muscular para cada cliente. Os módulos de tratamento da EMMA podem imitar o toque humano e são aquecidos entre 100 e 104 graus Fahrenheit para garantir que os clientes estejam confortáveis. O EMMA pode realizar uma variedade de massagens, incluindo massagens desportivas. Atualmente, 11 robôs EMMA operam em oito locais em Cingapura. A AiTreat planeja lançar robôs EMMA adicionais e introduzir robôs fisioterapêuticos também.
O robô Ubtech Walker, que possui design humanoide, também é capaz de fazer massagens relaxantes. A visão computacional se apresenta como uma das grandes aliadas da inovação cosmética para os próximos anos.
Há também avanços muito interessantes em robôs que podem ajudar a aplicar xampu, avaliar o nível de espuma, penteabilidade e suavidade, todas estas iniciativas se encontram no estágio de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
Nenhum desses robôs se parece com pessoas, todos parecem caixas ou máquinas, mas o princípio da robótica está em todos eles, eles usam a tecnologia para replicar operações realizadas por seres humanos. Eles não substituem o acolhimento e o atendimento humano, mas podem replicar, até certo ponto, habilidades humanas, usando visão computacional, IA- Inteligência Artificial, IoT-Internet das coisas, assim uma série de reflexões vêm à tona e com elas novas oportunidades de empreender, inovar e se diferenciar no mercado de beleza.
Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu negócio.
Foi um prazer te ajudar :)