A Rede + agente é o resultado concreto de um projeto de qualificação e aprimoramento de agências de viagens do Rio de Janeiro promovido pelo Sebrae/RJ
Curiosos viraram empresários, agentes de viagens se transformaram em consultores especializados, operadoras que passaram perto de fechar as portas reformularam seu modelo de negócio, e a internet virou oportunidade dentro da nova dinâmica do mercado.
Tudo isso começou em 2016, quando o Sebrae/RJ iniciou um projeto para mapear o nível de gestão dos pequenos negócios de agências e operadoras de viagens e identificou a necessidade de mudança.
Após o mapeamento de 174 empresas, o Sebrae/RJ desenvolveu um projeto com foco na criação de uma rede no segmento de agências de viagens e qualificação na parte de gestão.
O resultado foi a qualificação e o aprimoramento de mais de 30 agências dos mais variados segmentos do turismo: receptivo, com foco em viagens em grupo, viagens para a família toda, para a melhor idade; viagens nacionais, internacionais entre outras modalidades.
A estratégia de destinos turísticos inteligentes, desenvolvida em 2016, foi a responsável por guiar o projeto que recebeu o nome de Rede + Agente. Para isso, foram trabalhados três eixos que levaram a iniciativa a ser considerada como um destino turístico inteligente:
Governança
Experiência turística
Sustentabilidade
Saiba mais sobre cada eixo aqui.
O papel do Sebrae/RJ e a construção da rede
A organização em rede colaborativa também vai ao encontro dos novos preceitos da economia moderna, como a economia do compartilhamento.
Confira nossos eixos de atuação:
Associativismo e Cooperativismo
-
Planejamento estratégico do grupo;
-
Desenho dos comitês de atuação;
-
Construção do plano de ação com suas respectivas responsabilidades.
Gestão Empresarial
-
Planejamento e controles financeiros;
-
Desenho dos processos das agências;
-
Marketing digital;
-
Inclusão nas redes sociais;
-
Direcionamento estratégico, com desenvolvimento do modelo de negócio da agência.
Desenvolvimento de Produtos
- Ações de fomento à geração de negócios;
- Segmentação das agências de viagens;
- Desenvolvimento do produto Rede.
Cooperar para competir: desenvolvimento do produto em rede
Juntos foi possível estabelecer parcerias com os vários atores da cadeia produtiva do turismo. Conheça mais sobre o projeto Rede+Agente no vídeo abaixo:
Fase 2
O papel do Sebrae/RJ: fortalecimento da rede durante a pandemia de covid-19
Com a chegada da pandemia, a presença digital se tornou essencial para todas as empresas, e um novo projeto foi criado para dar continuidade ao trabalho e focar ainda mais o fortalecimento das redes, que mais do que nunca mostrou sua importância para a sobrevivência dos pequenos negócios.
Nova modelagem
Ações estratégicas e olhar mais digital passaram a fazer parte do desenvolvimento da Rede + agente:
- Ações de marketing digital com foco em reposionamento digital;
- Desenvolvimento de novas identidades visuais para as agências de viagens;
- Desenvolvimento de sites;
- Desenvolvimento de plano de marketing para o grupo;
- Desenvolvimento de parcerias entre fornecedores e agências;
- Criação de produtos turísticos entre as agências da rede;
- Programa de qualificação dos destinos realizado pelas agências da rede, para o trade.
A construção do Plano de Marketing Rede + agente visou diferenciar a rede e suas agências de viagens no mercado de turismo, principalmente no cenário carioca, pela sua qualificação, serviços especializados e atendimento personalizado.
A construção desse plano foi resultado da união dos esforços dos comitês administrativo, de marketing e o Sebrae/RJ.
Lives, treinamentos e qualificações
Elvira Menezes - Joy Rio Turismo de Experiência
Lara Chateaubriand - Milênio Receptivo Rio
Sandra Regina de Oliveira - SandraTour Viagens
Foi um prazer te ajudar :)