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Mon Mar 13 11:59:41 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Agora é o momento para pensar no seu plano de marketing

Saiba o que é um plano de marketing e qual é a sua importância para o empreendedor

· Atualizado em 13/03/2023
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Um dos maiores desafios do empreendedor é identificar os seus clientes ideais, fazer a sua mensagem de estímulo chegar até eles, ser capaz de atrair esse cliente para receber uma oferta de compra e transformar clientes potenciais em negócios realizados.

E todos sonham com a proposta perfeita, aquela que vai permitir rapidamente aumentar a quantidade de clientes e com isso alcançar sucesso nas vendas e na realização financeira do empreendimento. Tudo isso sintetiza um plano de marketing.

No marketing, tudo é muito bem pensado e planejado, e isso se concretiza no plano. Alguns empreendedores não percebem a importância de ter um bom plano de marketing e alguns acreditam até que é somente despesa, e não um investimento.

Mas, sem ele, sua empresa não vai conquistar clientes de forma sistematizada e não vai crescer.

Um plano de marketing é um documento onde a empresa detalha um guia para crescimento e tem como objetivos:

  • Conquistar novos e potenciais clientes;
  • Transformar os clientes atuais em clientes fiéis;
  • Recuperar clientes que já deixaram de comprar na sua empresa e por isso estão adquirindo produtos do concorrente;
  • Ampliar o volume de vendas e o faturamento;
  • Estruturar uma mensagem para divulgar os seus produtos/serviços;
  • Definir o seu posicionamento no mercado em relação aos seus concorrentes;
  • Identificar possibilidades de ameaças e oportunidades para a sua empresa que estão sinalizadas no mercado.

 Veja a seguir as etapas de um plano de marketing.

  1. Analise o seu mercado e os seus concorrentes: às vezes, as pessoas pensam que a análise do mercado é muito complicada e que somente é possível se você contratar uma empresa especializada. Mas existem maneiras mais simples que um pequeno empreendedor pode utilizar. Para isso, é necessário dar uma volta no seu bairro e listar todas as empresas nele situadas e que você pode de alguma forma dizer que são seus concorrentes. Por exemplo, se você vende churrasquinhos, seus concorrentes serão todas as empresas que vendem alimentação, tais como lanchonetes, padarias, supermercados, entre outros. Se você vende perfumes, você vai listar farmácias, franquias, lojas de perfumes e fragrâncias. Depois dessa listagem, procure responder porque elas podem ser mais fortes ou fracas que você.
  2. Quem são os clientes ideais: imagine se esse cliente for uma pessoa, como ele se chamará, como se veste, como compra, o que fala e como fala no momento de fazer a compra, qual é a renda média mensal, hábitos de compra, se tem características especiais, como sexo, interesses, localização de sua moradia ou de seu trabalho, suas características físicas, o que fez com que ele procurasse você e não um concorrente.
  3. Faça um plano de ação: um plano de ação significa que você vai detalhar como vai localizar esse cliente, qual é a mensagem de marketing mais atrativa para ele, como essa mensagem vai ser divulgada, se é através da mídia tradicional, como rádio, televisão, carro de som, panfleto, placa de rua, ou se através de uma mídia digital, como e-mail, anúncio nas redes sociais, Google, mensagens pelo WhatsApp, entre outras. Se vai contratar uma agência especializada, comprar um banco de dados, se vai pesquisar no bairro, distribuir panfletos com seu endereço. E, mais importante: definir qual é o retorno que você espera desse plano de ação, tal como aumentar em 30% o volume de vendas até dezembro de 2023. E, finalmente, estipular um plano de duração de cada ação, definir os responsáveis pelos resultados, decidir-se por um modelo de monitoramento das ações e quanto isso tudo vai custar.

Um plano de marketing não é garantia de sucesso, mas com certeza atinge os objetivos aquele que planeja e executa de forma sistemática as ações ideais. Lembre-se da velha frase: “Não há vento favorável para quem não sabe aonde quer chegar.” Busque o parceiro ideal no crescimento do seu empreendimento: o Sebrae dispõe de conteúdos, ferramentas e cursos para você. Veja estes: Como analisar o mercado e Como aumentar suas vendas.

 


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