this is an h1

this is an h2

Thu Apr 14 16:27:37 BRT 2022
Empreendedorismo | RURAL
Agronegócio: confira tendências para produção responsável

Com projeções otimistas, setor deve se manter em crescimento. Práticas que atendam às necessidades socioambientais são bem-vindas. Saiba mais

· 14/04/2022 · Atualizado em 14/04/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Apesar dos reflexos da crise provocada pela pandemia, o produto interno bruto (PIB) do agronegócio registrou um aumento de 8,36% em 2021, segundo dados de um levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP) e da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). No PIB brasileiro, a participação do setor foi de 27,4%, a maior taxa desde 2004. E as perspectivas permanecem positivas.

Projeções para 2022

Na produção de milho, a estimativa de crescimento é de 23,9%, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta também um crescimento de 20,6% na produção de cana-de-açúcar.

Ainda segundo o estudo, na pecuária, o destaque é para os bovinos, cuja produção deve registrar um crescimento de 3,8% este ano. Embora menor que no ano anterior, a produção de suínos e a de frangos também devem ter crescimentos de 4,5% e 3%, respectivamente.

Principais tendências

Seja na pecuária, seja na agricultura, você, empreendedor, precisa estar atento às questões ligadas à produção responsável, que não só respondem às necessidades ambientais, mas também impactam diretamente nos resultados econômicos.

Saiba mais também sobre biosseguridade e ODS na cadeia agropecuária aqui no portal do Sebrae.

  • Gestão hídrica

“A crise hídrica apareceu na safra 2020/2021, e perdemos 25 milhões de toneladas de milho, 80 milhões de toneladas de cana, ‘meia Flórida’ na laranja (cerca de 30 milhões de caixas); perdemos no café também entre 15% e 20% da produção”, afirma Marcos Fava Neves, professor da USP e da Fundação Getulio Vargas (FVG) e especialista no estudo de cadeias do agronegócio, em reportagem da revista Plant project.

Como forma de mitigar os impactos climáticos, especialistas recomendam o uso de sensores de umidade no solo e sistemas de irrigação inteligentes.

  • Controle de emissões de gases

Novas soluções tecnológicas para análise de solo devem ganhar espaço, permitindo que se faça a chamada aplicação de precisão e reduzindo o consumo de fertilizantes à base de nitrogênio. Na pecuária, a tendência é controlar a emissão de metano, resultante da digestão dos bovinos, por meio de mudanças na nutrição animal.

  • Créditos verdes

Para este ano, a expectativa é que os créditos verdes se democratizem como instrumentos de financiamento para o crédito agrícola. A tendência é uma reação às exigências dos investidores internacionais em relação a compromissos socioambientais.

Quer se manter sempre atualizado, confira os cursos que o Sebrae oferece. Acesse aqui.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora