this is an h1

this is an h2

Fri Apr 21 02:22:02 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Aprenda a aumentar vendas ao usar grupos de Facebook para e-commerce

Participar de comunidades e promover informações de interesse de clientes ou sobre produtos permitem ganhar autoridade e atrair interessados ao seu negócio.

· Atualizado em 21/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Diante da grande concorrência na internet, os grupos de Facebook para e-commerce são uma ótima forma de pequenos empreendedores divulgarem suas próprias marcas e conquistarem clientes.

É possível criar um grupo próprio ou participar de outros já estabelecidos, com publicações de artigos e informações em geral, úteis de acordo com os produtos que são comercializados pelo vendedor. 

A prática atende a duas frentes que especialistas em marketing costumam sugerir a clientes: o trabalho em redes sociais e a oferta de conteúdo.

O empreendedor poderá atuar como um gestor dos grupos de Facebook para e-commerce, para que seja mais reconhecido como autoridade e possa ganhar a confiança do público. No entanto, esse trabalho exige responder a dúvidas dos participantes, oferecer links com informações que resolvam problemas ou mesmo textos e vídeos próprios, nos quais podem ser incluídas como sugestão a descrição de produtos oferecidos e que tenham afinidade com o tema. 

Essa atuação precisa ser sempre positiva e profissional, para que seja uma fonte de tráfego às lojas virtuais. Confira mais dicas sobre o uso dessas ferramentas. 

GRUPO FECHADO 

Ao participar ou criar um grupo de Facebook para e-commerce, é importante deixar a adesão condicionada à aceitação de um moderador. Isso cria um sentimento de exclusividade e aumenta o valor para os integrantes, sendo mais fácil propor regras de convivência e evitar spam. 

PORTA-VOZ 

Empresas não costumam integrar grupos, mas muitas vezes usam pessoas reconhecidas pela ligação com a marca como porta-vozes ou administradores de comunidades. Essas pessoas atuam constantemente e oferecem conteúdo, publicam links e respondem a perguntas de outros usuários. 

FOCO NO PRODUTO 

É possível usar os grupos para testar a aceitação de um produto que será lançado ou vendido. Assim, a chance de sucesso do negócio é maior. Outra possibilidade é fazer pré-lançamentos apenas para aquela comunidade, o que reforça o sentimento de exclusividade. Assim, é possível exercitar a escuta, a estratégia de vendas e aprender mais sobre a clientela. 

GRUPOS DE FÃS 

Muitos usuários de redes sociais entram em grupos ligados a um produto ou marca do qual gostam, para ter acesso a informações ou trocar experiências com outros. É algo comum que fãs de um modelo de automóvel entrem em uma comunidade específica e respondam dúvidas de motoristas sobre resolução de problemas ou como ter um consumo de combustível eficiente. Em outros casos, há pessoas que se juntam para trocar receitas em churrasqueiras, airfryers ou que usam um ingrediente como base, como maionese. São situações em que é possível se tornar referência no tema e usar o Facebook para e-commerce 

CONTEÚDO CONSTANTE 

Manter o grupo com novas postagens úteis aos outros integrantes é uma forma de se promover como referência no assunto e ganhar seguidores. Tutoriais, notícias, links e conteúdo próprio podem ser publicados nos horários em que há maior número de usuários on-line e algumas vezes ao dia. Também é possível promover encontros e eventos, apresentações por vídeos e pedir o cadastro de interessados em ofertas, para envio posterior via e-mail. 

CARACTERIZAÇÃO 

É importante que o administrador ou participante ativo de um grupo use nomes e fotos que sejam simples de serem lembrados e ligados ao produto ou marca que pretende promover. Assim, há aumento na identificação com outros usuários e facilita a lembrança do seu perfil quando precisarem comprar algo e procurar informações em grupos de Facebook para e-commerce. 

VENDAS 

Usar links que levem a sites de empresas, produtos ou mesmo marketplaces, para ajudar interessados nos produtos, contribui para a sua identificação como autoridade no tema e fechar negócios. 

Para interessados em saber mais sobre o tema, é possível acessar o site com a parceria Sebrae + Facebook. 

Reúna clientes, mostre sua marca e ganhe mercado de uma forma diferente. 

Conheça os cursos do Sebrae: 

Curso Online Faça do Facebook uma ferramenta para aumentar as vendas 

Como começar a anunciar no Instagram e no Facebook Ads  

Confira 4 ferramentas para impulsionar seus anúncios no Facebook Ads  

Marketing para e-commerce: 5 dicas para vender mais 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?