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Pessoas | RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Aprenda a criar um anúncio de vagas e atraia talentos sem gastar nada

Aderir à tecnologia na seleção de colaboradores, criando seu próprio anúncio de vagas, é um caminho moderno, eficaz e com custo zero para as empresas.

· 27/10/2022 · Atualizado em 26/12/2022
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Para qualquer tipo de empresa, seja pequena, média ou grande, aderir aos recursos e soluções disponibilizados pela tecnologia no recrutamento de colaboradores, como um anúncio de vagas, é um caminho moderno e eficaz. E o melhor, com custo zero. Hoje, empreendedores guardam em seus celulares e notebooks dezenas de contatos em aplicativos de mensagens e redes sociais, um ativo precioso e que deve ser explorado na busca de um novo funcionário.

Parece desafiador conseguir contar nas poucas linhas de um anúncio tudo o que se precisa em uma vaga para atrair o profissional certo, mas certamente é possível se você seguir algumas regrinhas básicas e uma boa redação.

Bem-vindos ao mundo do e-recruit ou recrutamento on-line

É fundamental que você saiba que toda vaga deve mesclar alguns pontos importantes: nome do cargo, resumo das atribuições, imagem, forma de contato e redação do anúncio. Assim, o anúncio torna-se mais claro para o profissional que está em busca de uma nova oportunidade e permite, ainda, que os currículos recebidos estejam de acordo com o que a sua empresa busca.

Como montar o anúncio matador

Cargo desenhado e descrição feita, é o momento de redigir o melhor anúncio: independentemente do tamanho do negócio ou área de atuação, é importante ter em mente que você precisa apresentar a empresa e a necessidade dela e mostrar o que ela tem a oferecer para seus talentos, de forma clara e direta. Não esqueça de incluir esses itens: nome do cargo, nome da empresa, resumo rápido das atividades ou o que a pessoa precisa ter para ocupar a vaga, contato e uma imagem. Uma bela e gloriosa imagem.

Outras informações que não podem faltar num anúncio são:

1. Imagem

É preciso usar a imagem de um profissional referente ao cargo; 70% do anúncio precisa ser uma imagem grande e nítida, relacionada com a posição anunciada.

2. Título

O nome da vaga deve ser o maior texto. Use títulos comuns e clássicos, como atendente, auxiliar de padaria, açougueiro, vendedor de carros. Ele não precisa ser o primeiro título, mas precisa ser o maior texto para causar interesse no candidato.

3. Corpo do texto

O texto do anúncio precisa ser curto, explicar, com clareza e rapidez, os destaques da empresa e das competências que se esperam do candidato.

4. Contatos

Determine uma forma única de contato entre empresa e candidato. Deixe instruções claras de como o candidato deve procurar o anunciante e use apenas um e-mail ou um número de telefone, por exemplo. Vale ressaltar que a melhor forma de pedir currículos é em arquivo em PDF. Defina o contato e o formato de arquivo que facilite seu recebimento e evite spams. Além disso, defina uma data final para o recebimento de currículos, como “até dia 14/02”, assim você não continua recebendo currículos mesmo com a vaga preenchida.

Ferramentas on-line de design, como o aplicativo Canva ou Desygner, ajudam a formatar o anúncio de maneira gratuita, combinando texto e foto.

Exemplo

Anúncio pronto, é o momento de compartilhá-lo. Reúna seus contatos mais relevantes numa lista de transmissão do Whatsapp ou Telegram e dispare o anúncio: quem sabe algum dos seus amigos está precisando justamente da oportunidade que sua empresa está disponibilizando.

Postar em redes sociais como Instagram e LinkedIn, da empresa e pessoal, também são alternativas com alto alcance de possíveis candidatos de diferentes perfis. Lembre-se de que não é apenas postar e esquecer. Acompanhe o post da publicação da vaga diariamente e responda aos comentários para incentivar o interesse dos pretendentes.

Lembre-se de que todo anúncio tem início, meio e fim. Se você continuar recebendo currículos depois de ter preenchido a vaga, responda gentilmente que ela já foi preenchida ou retorne onde você a publicou e complemente dizendo que já encerrou o processo.

Agradeça sempre o interesse das pessoas de trabalhar com você!

E aí, como você se sente trazendo gente nova para sua empresa sem gastar um único real?

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