this is an h1

this is an h2

Fri Sep 30 14:53:09 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA
Aprenda as novas regras para negociar seus recebíveis

Saiba tudo sobre as mudanças criadas pelo Banco Central e como usar recebíveis para impulsionar seu negócio

· 26/08/2022 · Atualizado em 30/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Manter uma empresa em pleno funcionamento requer boa organização administrativa e financeira. Para o empreendedor que deseja se manter ativo no mercado, esse controle é fundamental. Muitas vezes, as facilidades da tecnologia nos meios de pagamento podem ser um estorvo e não uma facilidade. É o caso, por exemplo, das compras em cartão de crédito, que demoram para serem faturadas. Contudo, desde junho de 2021 entrou em vigor a Circular nº 3.952 e a Resolução nº 4.734 do Banco Central, que facilitam a negociação de recebíveis. Quer entender mais sobre como essas decisões impactam seu negócio? O Sebrae e o Mercado Livre irão explicar!

Quais são os recebíveis da minha empresa?

Como dito acima, os recebíveis são, basicamente, os valores advindos das compras efetuadas no cartão de crédito ou de débito. Estes consistem em recursos de antecipação e possibilitam às empresas de pequeno porte a concessão de crédito por meio de duplicatas, cheques e cartões de crédito.

O que vai mudar com a vigência da nova regra?

Todas as vendas que o empreendedor realizar com cartões de crédito ou débito (os recebíveis) serão computadas por instituições autorizadas pelo Banco Central, chamadas registradoras, para garantir maior segurança às informações.

De forma prática, isso significa que esses dados poderão ser utilizados como forma de garantia na hora de solicitar um financiamento, por exemplo.

Como funcionará o procedimento no Mercado Livre?

Se você utiliza os serviços do Mercado Pago (como as maquininhas de cartão), basta acessar, na sua conta, o menu “Seu dinheiro”, na sequência “Dinheiro a liberar” e “Agenda de recebíveis”. A autorização pode ser cancelada facilmente dentro da plataforma.

Caso você seja parceiro de outra instituição, verifique o procedimento para operar a autorização. Ela permite que a instituição consulte suas informações.

Depois disso, pronto, suas informações estarão disponíveis e poderão ser consultadas como garantia durante operações. Além disso, elas aumentarão a probabilidade da concessão de crédito com taxas reduzidas.

Sou parceiro do Mercado Pago, como posso acompanhar minhas operações?

Dentro da plataforma, você encontrará todo o suporte no menu “Agenda de recebíveis”, dentro da opção “Seu dinheiro”. Se você é parceiro do Mercado Pago e quer utilizar os seus recebíveis para realizar operações em outras instituições bancárias, não há problema.

Suponha que você queira pedir um empréstimo em um banco. Ele irá analisar a Agenda de Recebíveis do Mercado Pago, e informar se aprova o seu cadastro. A partir desse momento, a plataforma trava a sua agenda até a quitação da dívida.

Oportunidade

Você sabia que essa possibilidade de negociar os seus recebíveis pode ser uma grande oportunidade para alavancar o seu negócio? Isso acontece porque solicitar um empréstimo ou um financiamento se torna bem menos burocrático. Afinal, passa a ser possível utilizar informações de recebíveis como garantia.

Somando essa facilidade a uma gestão financeira inteligente, pode-se utilizar o recurso para ampliação do negócio, revitalização do espaço físico, renovação de estoque e muito mais.

Que tal aprender ainda mais sobre planejamento financeiro? Acesse o portal do Sebrae e conheça os conteúdos e as oportunidades de cursos gratuitos para a capacitação do empreendedor. Gerenciar as finanças da sua empresa se tornará muito mais fácil com quem entende do assunto.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?