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Mon Jan 16 23:08:11 BRT 2023
Mercado e Vendas | FRANQUIA
Aprenda como alavancar as vendas da franquia com as mídias sociais

Franquias precisam ter uma estratégia digital para angariar engajamento de clientes e transformar as mídias sociais em ferramenta de vendas.

· Atualizado em 16/01/2023
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Em tempos cada vez mais digitais, as mídias sociais já deixaram de ser apenas para conquistar seguidores. Para os empreendedores, as mídias sociais também angariam clientes e engajamento e, além disso, movimentam positivamente a marca tanto no mundo virtual como no físico.

Como o assunto aqui é direcionado para as franquias, vale reafirmar que os empresários de franchising e os franqueados devem apostar nas mídias sociais como ferramenta para alavancar as vendas. Uma das características da franquia sempre foi repassar para o franqueado o know-how e a expertise adquirida durante anos. Treinamentos e padronizações para as vendas agora também precisam incluir o uso das mídias sociais.

Utilizar a estratégia digital vai ajudar a franquia a vender mais, assim como em todos os outros negócios. Para conquistar uma presença marcante no ambiente on-line, a estratégia digital agrega ações para atrair as pessoas para que se tornem clientes efetivos. O primeiro passo da estratégia digital é compreender o contexto do seu negócio. Como é a sua presença digital atualmente? A seguir, defina os objetivos da estratégia – de melhorar a divulgação do site a diversificar o conteúdo das redes sociais.

Estudar seu público-alvo é outro passo importante da sua estratégia digital. Analisar o perfil das pessoas que interagem nas redes sociais da empresa traz dados valiosos. E o valor dos seus próprios produtos entra na estratégia para ajudar a estruturá-la. O que faz seu produto/serviço ser necessário para o cliente? As respostas vão auxiliar a produzir conteúdo que realmente venda. Informação de qualidade aliada à necessidade do cliente.

Social selling é a estratégia da vez

E como o franqueado pode personalizar a sua atuação no mundo virtual? Chamada de social selling, a estratégia de geração de vendas pelas redes sociais usa principalmente o Instagram, Facebook, WhatsApp, Tik Tok e até mesmo o LinkedIn.

Utilizadas para promover o fortalecimento do relacionamento – e engajamento – entre pessoas e marcas, as tais plataformas são ferramentas para vender para clientes em todos os cantos.

O Sebrae tem um curso especial de marketing digital para o empreendedor. No curso, você aprenderá porque é importante monitorar os resultados das suas ações, com o uso das métricas, e descobrirá as várias etapas dessa metodologia. Saberá, ainda, como melhorar a gestão e a integração de marketing e vendas e como dar o próximo passo, elaborando o seu próprio departamento de marketing digital.

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