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Wed Aug 03 01:45:13 BRT 2022
Mercado e Vendas | CONCORRENTE
Aprenda a identificar seus concorrentes

Conhecer o perfil daqueles que atuam no mesmo ramo que você facilita a identificação de falhas nas estratégias do negócio.

· Atualizado em 03/08/2022
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Fortaleça o negócio

Conheça práticas úteis para qualquer tipo de empreendimento:

  • Investir no produto: desenvolvimento é essencial para oferecer o melhor produto possível ao mercado;
  • Destaque a venda: adotar estratégias para valorizar o produto contribui para melhores resultados. Exemplo disso é construir vitrines atrativas e dispor de boa variedade de produtos. Contar com uma boa infraestrutura física ou um site funcional e bem construído: é muito importante identificar o melhor ponto comercial para alcançar o público-alvo, levando em conta benefícios e facilidades de acesso proporcionadas aos consumidores, a exemplo de estacionamento e elevadores. Vale também considerar o visual do estabelecimento, apostando em detalhes que chamem a atenção dos clientes, como pintura e logomarca. Se a venda for por canais eletrônicos, o site deve ser bem planejado, com boa navegabilidade para facilitar a experiência de compra do cliente;
  • Apostar em facilidades nas formas de pagamento, apresentar flexibilidade e opções variadas de parcelamento (dentro da realidade do negócio) da compra pode garantir novos clientes;
  • Promover atendimento diferenciado: todo cliente quer ser bem atendido e ver as suas expectativas atendidas. Manter uma equipe capacitada e que transmita a identidade da empresa é essencial para o fortalecimento das vendas e a conquista de novos clientes;
  • Atenção às lojas on-line, que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento é essencial, tirando dúvidas sobre produtos/serviços e orientando os clientes;
  • Divulgação: explorar as várias opções de mídia para comunicar a empresa, seus produtos e serviços tornando-os conhecidos. Dentre as opções temos as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e blogs, bem como outdoors, busdoors, revistas e rádio. Tudo depende do objetivo da comunicação e do perfil do seu público.

Saiba mais

Aprenda a calcular o preço de venda de produtos e serviços, assita ao vídeo Formação do preço de venda do Sebrae e aprenda o que considerar na hora de precificar seus produtos. 

Identificação e monitoramento de concorrentes (em PDF)

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Compreendendo o cenário para ser competitivo

É inevitável um olhar sobre o mercado de atuação para compreender como agem os concorrentes. Você deverá mapear as estratégias das empresas consideradas mais agressivas, ou que estejam melhor posicionadas. Com essa iniciativa, o empreendedor aprenderá muito com os concorrentes e, ao mesmo tempo, poderá se sentir seguro para traçar as suas estratégias de competitividade. 

Se sentir necessidade, ouça clientes dos concorrentes para entender o que eles mais gostam, e o que não é tão importante quanto parece. E quando se sentir seguro, estruture o seu planejamento, assegurando-se de que sua proposta de valor aos clientes é capaz de lhe conduzir a uma situação de bons resultados.  

Reduza as vantagens da concorrência 

Seu objetivo é estar melhor posicionado na mente dos consumidores. Para isso, terá que ter propostas melhores que a concorrência, em termos de qualidade dos produtos e serviços, atendimento diferenciado e qualificado, bom relacionamento para manter os clientes e fidelizá-los, preços justos e atraentes, serviços ágeis e cumprir o que promete, entregando benefícios superiores aos da concorrência. 

E para garantir a vantagem no seu mercado, esteja sempre atento à necessidade de permanente inovação, para não cair na mesmice. 

Tipos de Concorrência 

Vamos analisar aqui dois tipos de concorrência: 

  1. Concorrência direta – Comercializa os mesmos produtos ou serviços para o mesmo público.
  2. Concorrência indireta – O público-alvo é o mesmo, mas os produtos são diferentes. No entanto, leva o dinheiro do seu cliente, e por isso ele compra menos do seu negócio. Se os seus produtos ou serviços são pouco atrativos, os clientes acabam sendo atraídos para outras experiências de consumo.

Pontos importantes para analisar e vencer a concorrência:

  • Identifique os pontos de vendas e distribuição dos produtos (inclua a internet);
  • Analise os pontos fortes e pontos fracos dos concorrentes (veja preços, custos, ambiente interno e externo, atendimento, qualidade dos produtos); 
  • Analise ameaças e oportunidades (veja divulgação e investimentos, possibilidade de instalação de um grande concorrente, possibilidade de expansão do seu negócio);
  • Analise a posição do concorrente no mercado (força da marca, consolidação na região, possibilidade de reação a um novo entrante);
  • Pesquise na internet, com clientes e fornecedores (pode haver concorrente de e-commerce que domina a região).

Pontos importantes para valorizar o seu negócio: 

Analisar os concorrentes tem o objetivo de fortalecer o seu negócio, na comparação com o mercado, por isso invista nos seus pontos fortes, avance em melhorias para diminuir os pontos fracos, observe e aproveite as oportunidades, não ignore as ameaças e esteja sempre conectado a inovações e perfis de consumo dos clientes. 

Os fatores descritos a seguir merecem atenção:

  • Diversifique a apresentação dos seus produtos e serviços; 
  • Cuide do ambiente do seu negócio (seja físico ou on-line); 
  • Flexibilize e facilite as formas de pagamento (ofereça diversas opções); 
  • Invista em capacitação da sua equipe (vendas e atendimento);
  • Tenha estratégias de marketing sintonizadas com a inovação e agilidade das tecnologias disponíveis;
  • Facilite o acesso dos clientes aos produtos e serviços.

Saiba mais

Aprenda a calcular o preço de venda de produtos e serviços, assista ao vídeo Formação do preço de venda do Sebrae e saiba o que considerar na hora de precificar seus produtos. 

Procure por conteúdos complementares que ajudarão você a aprimorar seus conhecimentos sobre esse assunto.  Sugerimos leitura da cartilha sobre identificação e monitoramento de concorrentes. 


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