this is an h1

this is an h2

Thu Dec 08 14:17:47 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Aquecimento por biomassa: mais sustentável e vantajoso

Sistema de aquecimento por biomassa é bom para o seu bolso e para a natureza. Invista nessa ideia.

· 06/10/2022 · Atualizado em 08/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Gás e energia elétrica são as principais fontes de energia para a maior parte dos sistemas de aquecimento, sejam eles de instalações industriais, piscinas, chuveiros, hotéis ou outros. Mas, existem alternativas mais sustentáveis e econômicas – por exemplo, os aquecedores à biomassa.

Biomassa nada mais é que matéria orgânica, de origem animal ou vegetal. Pode ser aproveitada em combustão direta, processos termoquímicos ou processos biológicos. A energia gerada por essa matéria pode ser aplicada a sistemas térmicos de geração de energia elétrica que utilizam turbinas a vapor ou em sistemas de aquecimento.

A biomassa tem a vantagem de ser uma energia renovável: dentre os recursos energéticos existentes, há a classificação entre os renováveis e os não renováveis. Ambos são substancialmente providos pela natureza. O que muda é o tempo necessário à reposição de cada um deles. 

Por exemplo: uma árvore, que poderá ser utilizada como lenha, demora cerca de sete anos para ser reposta. Por isso, é considerada um recurso renovável (figura 1). Já o petróleo demora alguns milhões de anos para formar-se. Por isso, é considerado um recurso não renovável.

Figura 1 – Exemplo do ciclo de lenha (biomassa) e do petróleo

 

O uso da biomassa

Em sistemas de aquecimento, um equipamento chamado aquecedor de biomassa pode ser utilizado para diversas aplicações. Dentre elas, a geração de vapor a aquecimento para piscinas, chuveiros e reservatórios de água.

A madeira utilizada pelo aquecedor à biomassa é derivada de pellets, briquetes e madeira de reflorestamento. Os briquetes e pellets são obtidos a partir da serragem de madeiras, isto é, trata-se de um material residual. A madeira de reflorestamento, por sua vez, pressupõe o replantio constante de árvores.

Ao contrário dos combustíveis fósseis, a madeira utilizada na geração de energia por biomassa pode ser facilmente replantada e substituída. Esse processo de corte/replantio traz um benefício adicional para o meio ambiente: a captura de CO2, que é propiciada pelas árvores ao longo do seu processo de crescimento.

Economia e sustentabilidade

Com o aquecedor à biomassa, há um barateamento do custo da eletricidade, o que torna menos oneroso aquecer ambientes internos, piscinas, chuveiros, ambientes industriais etc. Dependendo do seu ramo de atuação, proporcionar esse conforto é um diferencial importante – no ramo de hotelaria, por exemplo.

Em processos industriais, esse combustível renovável vem sendo utilizado em caldeiras e fornos com o objetivo de gerar vapor d’agua ou aquecimento de fluidos térmicos.

A queima da biomassa também permite o superaquecimento da água, ponto adequado para ser usado em indústrias de diversos segmentos, principalmente para a cogeração de energia.

Aliado às vantagens ecológicas já elencadas, o aquecedor à biomassa também supera um problema que é bastante comum para os usuários de aquecedor solar: trata-se da disponibilidade. 

Ou seja: enquanto o aquecedor solar depende do sol para funcionar, o aquecedor à biomassa é muito mais constante e disponível.

No Brasil, a biomassa é responsável por pouco mais de 9% da eletricidade consumida no país. Mas, é bem vantajoso investir nessa ideia e, quem sabe, aumentar sua participação nas matrizes energéticas nacionais.

 O uso de biomassa é bom para o meio ambiente, para o seu bolso e para o país.

O Sebrae oferece orientações sobre o tema em documentos como este que fala sobre aquecedor e este que trata de geração de energia elétrica a partir de biomassa.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?