this is an h1

this is an h2

Mon Sep 04 16:26:03 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Artesanato e transição de carreira

O mundo não é estático e as oportunidades estão por todo lado

· Atualizado em 04/09/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O artesanato cada vez mais se firma como tendência, não só na decoração e na moda, segmentos que, em geral, mais se utilizam do trabalho artesanal, mas também como uma possibilidade considerada por vários empreendedores de fazer do artesanato uma atividade profissional rentável.

Após anos sendo impactados pelo contexto da globalização, parece ter havido uma espécie de efeito colateral que paira sobre todos nós, de nos voltarmos a interessar por aquilo que nos distingue e nos caracteriza de maneira mais individual. Neste sentido, o produto que resulta do trabalho feito à mão, em pequena escala, único e que carrega a identidade de quem o produz se tornou objeto de desejo e, portanto, valorizado não só do ponto de vista social, mas também econômico e financeiro.

Esse novo status vinculado ao produto artesanal, transforma positivamente o entendimento sobre o valor das técnicas e fazeres de tradição, como também amplia o horizonte dos empreendedores que passam a incorporar o trabalho artesanal como uma possibilidade real de atuação.

O que antes era tratado como “algo menor”, associado às camadas da população de baixa escolaridade e que, por uma suposta “falta de opção”, vinculavam-se à produção artesanal, hoje é visto como um segmento com possibilidades reais de gerar riqueza e produzir de maneira sustentável produtos de alto valor agregado.

Felizmente, essa visão distorcida em relação ao trabalho artesanal caiu por terra, abrindo caminho para que o valor cultural, histórico, social, econômico e financeiro que estão relacionados ao trabalho artesanal sejam percebidos e dinamizados dentro dos sistemas econômicos.

O mundo não é estático e as oportunidades são dinâmicas e estão por todo lado. Ter uma postura analítica e estar aberto à inovação são características que podem fazer a diferença na vida dos empreendedores.

Em um momento de crise ou até mesmo em uma fase da vida onde se queira ter novas experiências e migrar de área profissional é fundamental definir um plano de ação que contemple os seguintes fatores do negócio: planejamento, estratégia, análise de mercado, organização e avaliação de cenários são fatores que devem ser considerados pelos empreendedores.

Na hora de pensar na linha de produtos ou serviços a serem ofertados, uma boa ferramenta que sintetiza e alinha os objetivos da organização com a necessidade do cliente é o Business Model Canvas. É uma ferramenta ágil e fácil de trabalhar que ajuda muito na construção de um modelo de negócio.

Há muitos casos de profissionais que optaram por fazer uma mudança de carreira, buscando um modelo de vida no qual a atividade profissional esteja relacionada ao prazer e à qualidade de vida. Nesta busca, as profissões que envolvem trabalho feito à mão e processos artesanais têm se destacado e se tornado uma opção para estes novos empreendedores do século XXI que tem se despontado após os impactos econômicos e psicológicos causados pela pandemia de Covid-19 e que levaram muitas pessoas a repensar seus modelos de vida.

Se você é um destes empreendedores que pensa em novas possibilidades para empreender, estude o segmento do artesanato e fique por dentro das oportunidades.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?