this is an h1

this is an h2

Mon Sep 04 16:29:08 BRT 2023
Mercado e Vendas | PRODUTO
Artesanato em marchetaria abre chances de negócios

Técnica de incrustação em madeira, a marchetaria, é rentável com a criação de produtos que vão desde decoração até acessórios de moda

· Atualizado em 04/09/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A marchetaria é uma técnica milenar que consiste na arte de ornamentar superfícies incrustando pedaços de madeira, pedras, metais, madrepérolas, chifres de animais, entre outros materiais, criando desenhos e padrões de alto valor estético. É um trabalho delicado e que requer habilidade. A palavra, de origem francesa, marqueter significa embutir.? 

O trabalho em marchetaria é bastante valorizado. Sua versatilidade diz respeito tanto à variedade de materiais e tipos de aplicação quanto aos segmentos em que está presente (moda, joalheria, objetos de decoração, definição de ambientes - pisos, paredes etc). É uma técnica artesanal que pode ser bastante rentável. 

No Brasil, existem alguns cursos de marchetaria contemporânea para aqueles que querem aprender e empreender investindo na produção de objetos e na ornamentação de espaços com a técnica. Além disso, há vários artesãos brasileiros que usam, principalmente, lâminas de madeiras para produzir objetos em marchetaria com muito sucesso. Conhecer seus trabalhos e suas histórias pode ser muito útil para quem deseja ingressar nessa atividade ou aprimorar sua técnica. 

Um exemplo é o caso dos artesãos Augusto e Valéria Zanini, pai e filha, que vivem em Sertãozinho, no interior de São Paulo, e criaram a marca Ramas. O negócio começou como um hobby de Augusto e cresceu como negócio, desenvolvendo acessórios de moda em madeira, lançando mão de cores e formas geométricas.   

o artesão  Maqueson P. Silva também confecciona e vende objetos em madeira,  – como bolsas, porta batons e porta joias – com motivos de inspiração amazônica por meio de sua empresa, a Marchetaria do Acre, que fica no município de Cruzeiro do Sul (AC).  

Mas a marchetaria também é utilizada para produzir obras de arte, como faz a artista Magdalena Cyrino. Renomada e inúmeras vezes premiada, Magdalena se consagrou por suas peças que reproduzem cenas e paisagens pintadas pelos grandes viajantes que nos visitaram na época do Brasil Colônia e do Império, tais como Rugendas e Jean Baptiste Debret. 

A exclusividade que a marchetaria confere a cada peça favorece o sucesso do negócio, uma vez que permite atribuir alto valor agregado. Além disso, a técnica tem forte apelo no que diz respeito à sustentabilidade por possibilitar o reaproveitamento dos mais diferentes tipos de materiais.  São aspectos muito valorizados pelo mercado, em todos os ramos, que busca opções sustentáveis de consumo. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para ajudar empreendedores que desejam investir em objetos de marchetaria. Procure a unidade de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800. 

Saiba mais

Marchetaria – a realidade do artesanato local 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?