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Thu Feb 03 18:27:44 BRT 2022
Mercado e Vendas | PRODUTO
Dicas para começar ou ampliar seu negócio no mercado de carnes

István Wessel, da Wessel Carnes dá dicas para proprietários de açougues e butiques de carnes. Veja também os vídeos dessa entrevista anexados ao artigo

· Atualizado em 03/02/2022
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István Wessel, 74 anos, é a quarta geração de uma linhagem de especialistas em carne que começou na Hungria na década de 1830 e continuou com seu pai comprando um açougue no bairro paulistano do Bixiga, em 1958. E que hoje prossegue com a quinta geração, seus filhos Daniel e Tatiana, responsáveis por comandar a Carnes Wessel, um estabelecimento processador com 250 funcionários, sediado em Araçariguama, no interior de São Paulo, e que se transformou em sinônimo de qualidade e sofisticação. Wessel fornece para mais de dois mil  estabelecimentos (entre açougues, supermercados e butiques de carnes). Desses, dois terços são pequenos empreendimentos.

Wessel apresenta aqui dicas preciosas para quem quer abrir ou ampliar seu açougue ou butique de carnes.

1 – Conheça em detalhe o consumidor de sua região

“É ele ou ela quem vai explicar a você os produtos mais aceitos na região e indicar os melhores caminhos a seguir. Então, gaste o tempo que for necessário para conversar com a clientela e entender suas necessidades e desejos.”

Vídeo: neste primeiro vídeo, Wessel fala do consumidor atual, exigente e bom conhecedor dos cortes das carnes.

2 – Aposte na sofisticação do consumidor

“Hoje, o consumidor de carne é exigente. Talvez ele só possa consumir uma carne especial uma vez por mês, mas vai exigir o melhor nessa refeição. Existem inúmeros cortes que podem agradar à clientela. A picanha, por exemplo, virou uma figurante nos churrascos, graças aos novos cortes, como Shoulder, Denver ou Short Rib. E ninguém mais usa filé mignon para fazer um churrasco; não é mais necessário. Isso porque a criação de gado evoluiu muito e você encontra carnes macias em várias partes do corpo do boi.”

Vídeo: Wessel fala sobre a importância da loja oferecer acessórios para churrasco, muitas vezes mais lucrativos que a própria carne.

3- Ofereça outros produtos no açougue

Uma boa faca, temperos, carvão, aventais, talvez garantam ao seu negócio uma margem de lucro maior do que as próprias carnes. Então, oferecer outros produtos na loja é uma ótima ideia. Só tome cuidado para que seus preços não estejam muito distantes da concorrência. Você não pode concorrer, por exemplo, com os preços de facas vendidas pela indústria via comércio eletrônico. Mas há ótimos pequenos fabricantes de facas do interior do Brasil com os quais você pode fechar acordos e garantir preços competitivos.”

Vídeo: Wessel chama a atenção para o crescimento do delivery de carne crua, sobretudo para churrasco.

4- O delivery de carnes veio para ficar

“A pandemia turbinou muito o delivery em todo o mundo e isso não vai mudar, mesmo que o coronavírus vá embora. A carne chega, você põe a carne na churrasqueira, na varanda ou no pátio, a família come e a cozinha continua limpinha. Aposte nisso.”

Vídeo: Wessel Wessel destaca o hamburguer como uma alternativa vantajosa para quem vende e bastante acessível e bem aceita para o consumidor.

5 – Hamburger, o campeão

“Quem não gosta de um bom hamburger? Hoje existem ótimos produtos, feitos só com carne, o que não acontecia há algum tempo, e a um preço mais em conta do que uma peça de carne nobre. Isso porque, ao moer a carne, você a aproveita melhor do que em um corte especial.”

6 – Prefira produtos sem conservantes

“Antigamente, os rótulos de produtos traziam cinco ou seis linhas com a lista de conservantes que a química nos ensina. O consumidor de hoje quer saber direitinho o que tem lá dentro, o que está levando para casa. Então, uma ótima sugestão é só trabalhar com produtos sem conservantes. Costumo dizer que nosso único conservante é o frio.”

Vídeo: no último vídeo da série, Wessel sugere cuidado com as carnes exóticas e recomenda priorizar as carnes do dia-a-dia, que considera o mais seguro para os resultados do seu negócio.

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