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Tue Mar 07 21:39:52 BRT 2023
Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
Vender na internet: 10 dicas para o seu sucesso

Da acessibilidade do site à entrega acertada, confira o que fazer - e o que não fazer - para obter sucesso no comércio on-line.

· Atualizado em 07/03/2023
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Loja on-line

Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. 

O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

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10 dicas para vender mais pelos meios digitais:

1. Prepare-se

Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, e como será a estratégia de marketing.

Elabore um plano de negócios e tenha em mente, também, se pretende concorrer em nichos ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

2. Tenha um site 100% funcional

Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter a navegação facilitada, para que não desista e procure um concorrente.

Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada, problemas na navegabilidade que divulgam encontrar o que procura.

3. Seja verdadeiro

Não prometa o que não puder cumprir. Exponha com clareza questões sobre cobrança de frete e prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra.

Já, em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de comércio on-line.

4. Dedique-se à logística

Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

5. Ofereça multicanais ao cliente

É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site.

É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante ou depois da compra.

6. Monte uma equipe preparada e bem treinada

Conteúdo, design, questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing: todos os profissionais dessas áreas devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

7. Anuncie

Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados com testes A/B (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas).

Há muitas maneiras de fazer anúncios e vender na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Bing), mídias sociais e outros.

8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)

O trabalho de Otimização para Mecanismos de Buscas, ou SEO é direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

9. Participe de um marketplace

Ter uma loja não garante o tráfego de pessoas para o seu site, por isso ter estratégias de anúncios, SEO e redes sociais são importantes. Mas participar de marketplaces como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas.com pode fazer seu negócio ficar exposto a grandes volumes de tráfego.

A vantagem é que você só é cobrado quando realiza a venda.

Conheça outras Vantagens em Vender nos Marketplaces

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10. Invista na gestão do negócio

O back office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-la para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

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