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Wed Oct 26 02:30:42 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
Saiba como usar o marketing turístico a seu favor

As ferramentas de planejamento digital podem ser ferramentas valiosas para identificar e falar diretamente com o seu cliente.

· 08/03/2022 · Atualizado em 26/10/2022
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Certos anúncios de viagem são tão atraentes que dão vontade de sair de férias imediatamente. O assim chamado marketing turístico é uma estratégia vencedora para agências, destinos e guias que precisam estimular visitantes a planejarem a próxima escapada.

Um dos mais fortes apelos de convencimento é a autoridade, ou seja, ter domínio do conhecimento: seus clientes devem confiar em você, acreditar no seu conhecimento e entender que seu propósito é garantir que as férias deles sejam inesquecíveis.

Ou seja, você deve posicionar-se como autoridade.

Plano de comunicação

O planejamento de marketing turístico deve ser desenhado com foco no cliente. Os diferentes mercados - corporativo, lazer, aventura, ecoturismo, esportivo, feiras de setores e tantos outros - atraem um público específico que, muitas vezes, é formado pelas mesmas pessoas em mais de uma opção. Exemplo: Ana é uma executiva que faz viagens corporativas e também frequenta eventos de seu segmento de atuação. Ana também é casada e mãe de dois filhos que adoram esquiar nas férias. Ana, ainda, é surfista e amante de corridas de rua. Então, Ana é uma pessoa a quem podem ser oferecidos diversos tipos de pacotes turísticos.

Para o marketing, a Ana é uma persona - um modelo de público-alvo a quem direcionar as mensagens. Assim como ela, existem diversos fatores que podem influenciar a linguagem e a oferta de serviços. E como descobrir o perfil de seus clientes?

As pesquisas propriamente ditas devem seguir uma série de regras que, juntas, são conhecidas como metodologia. Mas, as redes sociais permitem realizar enquetes que são perfeitas para conhecer, de forma mais intuitiva, os gostos e necessidades dos seus clientes. O planejamento digital deve realizar enquetes por, no mínimo, dois motivos: conhecer o seu público-alvo e provocar engajamento, uma vez que as pessoas adoram responder perguntas simples.

Criar personas é uma etapa indispensável para traçar a sua estratégia de marketing digital. Depois, o planejamento das ações, anúncios e campanhas será feito falando com os personagens semifictício que serão os modelos do seu cliente ideal. Entre as características desejáveis de descobrir, estão: 

Faixa etária; região em que vive; tipo de viagem de que gosta; trabalho que realiza, bem como atuações como voluntário; gostos e propósitos; necessidades; objetivos; motivações; situação financeira e outras.

De posse dessas informações, são desenhadas personas que irão ser guias para sua estratégia.

Funil de vendas

A estratégia de marketing usa segmentar leads tendo em vista a fase em que as pessoas do seu público se encontram na jornada do cliente. 

O funil de vendas compreende três estágios:

  • Consciência;
  • Consideração;
  • Decisão.

Os conteúdos devem ser construídos de modo a criar atração, disponibilizar materiais e permitir a abordagem de venda mais adequada. Ainda, existe o pós-venda e a fidelização, para conquistar o cliente para compras futuras.

Seu conteúdo vale ouro

A estratégia vencedora chama-se inbound marketing, e é composta de blogposts, checklists de viagem, infográficos, conteúdo em vídeo, podcasts e fotos fabulosas. Ainda, pode englobar depoimentos de influenciadores, eventos especiais e muitas outras abordagens. O que não pode é ser sazonal: a boa conversação entre empresa e cliente é constante, diária e ininterrupta. Lembre-se de duas máximas:

  • Uma imagem fala mais do que mil palavras;
  • Todo mundo quer receber um excelente atendimento.

Sim, as redes sociais são locais de conversação, de troca de ideias e, especialmente, de atendimento. Esse tem que ser rápido, educativo, resolutivo e gentil: sempre ofereça algo a mais do que foi demandado, mesmo que seja apenas um caloroso sorriso. 

Outros termos que você precisa dominar, ou contar com a ajuda de um expert, são: 

Storytelling - Por falar em conversas, contar histórias sempre despertou interesse. Então, pense em criar narrativas interessantes vendendo os pacotes e destinos turísticos formando um contexto: roteiro histórico no feriado de Tiradentes, roteiro religioso na Páscoa e assim por diante, roteiro ecológico seguindo trilhas e parques de preservação etc. As possibilidades são inesgotáveis. 

SEO - Otimizar o conteúdo é uma técnica para aumentar o alcance da sua marca nas buscas orgânicas dos mecanismos de busca – aquelas respostas que não vêm com a observação ‘link patrocinado’. Utilizando as palavras-chave corretas e diversas regras de edição de texto, é possível aumentar a sua visibilidade em uma internet repleta de opções.

Lembre-se que, por maiores que sejam os desafios, o turismo é um setor que tem uma vantagem esplêndida sobre grande parte dos outros: seus clientes estão loucos para viajar. Você só precisa facilitar as coisas!

Saiba mais

Marketing Turístico: Oito ideias para aplicar na sua estratégia:

  1. Focar na oferta de experiências inesquecíveis, personalizadas de acordo com os interesses do seu cliente;
  2. Mesclar vídeos comerciais com storytelling - os vídeos estão super em alta, mas sem um roteiro excelente eles não são quase nada;
  3. Criar um aplicativo mobile (e tornar seu site responsivo caso ainda não seja);
  4. Usar QR Code;
  5. Trabalhar com influenciadores digitais;
  6. Contar histórias envolventes;
  7. Use as boas práticas de SEO para estar presente nas buscas dos usuários;
  8. Incluir avaliações e comentários de clientes aos meios de divulgação da empresa de turismo.

Veja matéria completa no blog do Neil Patel.

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