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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Aposte na plataforma de dados do cliente e fidelize seu público

A plataforma de dados do cliente é um software que coleta e unifica informações, permitindo aos profissionais de marketing recomendarem produtos e serviços.

· Atualizado em 07/05/2023
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A plataforma de dados do cliente ou CDP (Client Data Platform, em inglês) é uma ferramenta eficiente, que as empresas adotam para criar uma boa experiência para o consumidor. A CDP processa os dados brutos coletados do cliente, produzindo um sistema de informações que facilita a identificação de perfis e preferências e tendências de consumo.  

No Brasil, três em cada quatro consumidores tendem a mudar para um concorrente após uma experiência ruim, por isso, mais do que nunca, as marcas devem ouvir e aprender com seus clientes para criar a jornada de compra que irá atender os desejos do mercado.  

Uma plataforma de dados do cliente é um software corporativo, que coleta e unifica informações entre canais e sistemas para criar um único banco de dados. Isso dá aos profissionais de marketing a inteligência necessária para recomendar produtos e serviços no momento certo, no canal certo, com a mensagem certa, impulsionando o engajamento e o retorno do investimento. 

A CDP reúne dados coletados pela própria empresa (first-party), compartilhados entre as marcas (second-party) e oferecidos pelos clientes (third-party) para criar perfis abrangentes de clientes em 360°, com atualização em tempo real.  

São quatro os tipos principais de CDPs: de nuvem de marketing; mecanismos e kits de ferramentas; de integração de dados de marketing e hubs inteligentes. 

Vantagens de uma CDP: 

  • compreensão aprofundada dos clientes;
  • personalização de marketing mais acurada;
  • melhor qualidade e consistência dos dados;
  • maior precisão e eficiência na gestão dos dados; 
  • tomadas de decisões mais qualificadas;
  • experiência do cliente melhorada. 

Mesmo facilitando os processos de gestão, é preciso ficar atento a algumas particularidades da plataforma de dados do cliente, como alto custo de implantação, complexidade técnica, riscos relativos à não aderência à Lei Geral de Proteção de Dados, integração complexa e demorada e mudanças nos processos gerenciais dos dados. 

Por isso, ao selecionar uma CDP, é importante considerar os recursos que cada solução oferece. Os CDPs corporativos unificam todos os dados do cliente, usam aprendizado de máquina para realizar análises sofisticadas e fornecem relatórios significativos para ajudar as equipes a tomar decisões baseadas em dados. 

O que são dados dos clientes? 

  1. Dados comportamentais de um site, aplicativo ou canais relacionados, como chats ao vivo ou assistentes digitais. 
  2. Dados transacionais de sistemas de comércio eletrônico ou ponto de venda. 
  3. Dados demográficos, incluindo nomes, datas de nascimento e endereços. 

Uma vez coletados, limpos e combinados, esses dados formam um superconjunto de dados. Com uma CDP, as organizações podem se adaptar rapidamente ao cenário comportamental em mudança e conquistar mais clientes, reduzir a rotatividade, otimizar a experiência digital, aumentar a conversão e aumentar o valor da vida útil do cliente. 

Principais funções da CDP para o marketing empresarial: 

Criação de bancos de dados: destinam-se a armazenar e classificar imensos conjuntos de dados, geralmente em torno de identificadores de cookies ou dispositivos móveis. 

Personalização de ações: como possuem uma grande quantidade de funcionalidades, como criação e gerenciamento de bancos de dados, Business Intelligence e ferramentas de Analytics, permitem a personalização de ações sem tantas complicações. 

Gerenciamento sem interação: os sistemas CDP são um repositório de informações que pode ser integrado a outros tipos de softwares, tais como e-mail marketing, websites ou plataformas de gerenciamento de mídia social sem interagir diretamente com eles. 

Criação de perfis de consumidores: sua principal funcionalidade é baseada na criação de perfis, com todos os dados essenciais de um único usuário durante um único registro. 

Neste artigo, você aprendeu que uma plataforma de dados do cliente é uma tecnologia de marketing eficiente, que unifica os dados de consumidores para criar um padrão e otimizar o tempo e o direcionamento de mensagens e ofertas. Em outras palavras, é uma ferramenta que favorece a retenção e a fidelização do cliente.

Consulte também os artigos Marketplace por segmentos é uma estratégia vencedora e Uso da tecnologia vai aquecer o varejo em 2023. 

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