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Mon Apr 17 22:06:23 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Atitude MEI: como buscar o sucesso comercial

A atitude positiva é considerada uma das dez mais poderosas soft skills entre as ações de empreendedorismo, e isso também funciona para o MEI.

· Atualizado em 17/04/2023
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Considerada uma das dez mais poderosas soft skills (habilidades comportamentais) entre as ações de empreendedorismo, a atitude positiva estimula alguém a agir de uma forma diferente diante das dificuldades. É uma força transmutadora que vem com a determinação de mudar uma situação. Por isso, para Microempreendedores Individuais (MEIs) que buscam atingir mais um nível na sua atuação empreendedora, a atitude positiva não pode faltar em 2023.

Todo empreendedor tem em comum o desejo do sucesso comercial, o sonho de empreender e ser bem-sucedido naquilo que faz. Porém, o caminho para chegar a esse nível muitas vezes inclui riscos. Empreendedores geralmente são tachados de “malucos” por imaginarem produtos fora da curva, como os idealizadores da Uber, da Apple ou do Cirque du Soleil.

É preciso ter muita coragem e atitude positiva para seguir em frente com a sua ideia. Normalmente, os novos empreendedores costumam se ater aos modelos de negócios clássicos, que o mercado já consagrou, seja em uma pastelaria ou num salão de beleza, seja em uma loja de roupas. Com um mercado tão concorrido e novos hábitos de consumo, é importante pensar em qual diferencial oferecer.

Por isso, olhar cuidadosamente as demandas com as quais você vai trabalhar é essencial para o negócio dar certo. Analise o mercado em que está inserido e conheça bem o cliente para conseguir alinhar a solução ao perfil dele. O empreendedor precisa ter em mente o que pode oferecer de diferente para atender o seu consumidor, ou seja, o que vai tornar o seu negócio diferenciado em relação à concorrência.

O Canvas Modelo de Negócios oferecido pelo Sebrae Digital nos leva a essas e a outras questões recorrentes, como:

  • Proposta de valor: qual é o diferencial do seu negócio?
  • Clientes: qual é o público-alvo?
  • Relacionamento com o cliente: estruturar a comunicação pré, durante e pós-venda. Como resolverá problemas que podem surgir com os consumidores?
  • Canais: seu negócio funcionará on-line, presencial ou ambos? Qual plataforma utilizará? Como serão feitas as entregas?
  • Estrutura de receita: de onde virá o dinheiro? Vendas diretas por assinatura? Como pagará o funcionário, caso tenha?
  • Recursos: o que é preciso para o negócio funcionar?
  • Atividade do negócio: o que realmente será vendido ou oferecido?
  • Parcerias: quais serão os fornecedores? Quem fará a produção?
  • Estrutura de custos: avalie o que é fixo e o que é variável.

O Sebrae oferece ainda o curso Planeje suas metas e resultados, em que você vai reconhecer a importância de planejar a sua atividade empresarial. Além disso, vai conhecer as ferramentas de planejamento e de análise de cenário e aprender a elaborar planos de ação.

Também indicamos o curso Como agir de maneira empreendedora, que oferece a oportunidade de saber um pouco mais sobre empreendedorismo e quais são as atitudes necessárias para o sucesso do seu negócio.

Tags MEI

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