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Tue Aug 22 17:45:25 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Beauty Bar: a história de um negócio de beleza inovador

Inspirado nos beauty bars londrinos, o empreendimento convida consumidores a viverem uma experiência diferenciada e divertida

· Atualizado em 22/08/2023
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Inaugurado em 2013, o Beauty Bar Recife é um modelo pioneiro de negócio que oferece um menu de serviços de maquiagem, escovas e penteados para ocasiões especiais - como formaturas, casamentos e festas -, mas também para qualquer situação da vida de uma mulher. O diferencial fica por conta da ambientação, da música de bar e das diversas opções de bebidas que convidam as clientes a vivenciarem uma experiência de consumo inovadora, alegre e atrativa.

Idealizado pelas irmãs Thais e Bárbara Barreto, o empreendimento inspirado nos beauty bars londrinos conquistou um espaço no coração das recifenses e se tornou um negócio de sucesso, que atualmente conta com quatro unidades espalhadas pela capital pernambucana: Casa Forte, Torreão, Boa Viagem e Setúbal.

A ideia começou de forma descontraída quando as irmãs - que sempre foram unidas - dividiam o mesmo quarto, onde elas costumavam receber as amigas para se produzirem. Foi em um desses momentos que elas perceberam que poderiam transformar aquilo em uma atividade lucrativa.

As irmãs contam que sempre sonharam em trabalhar juntas e, por conta disso, nunca sentiram dificuldade de conciliar a relação pessoal com a profissional. O fato de cada uma assumir responsabilidades diferentes também foi fundamental para o sucesso da empresa.

Formada em Fashion Business pelo Instituto Marangoni de Milão, Bárbara criou o projeto do negócio, que inicialmente era um salão de beleza com serviços especializados em eventos. Já Thaís - que é publicitária de formação e possui especialização em moda e beleza - usou seus conhecimentos para viabilizar e promover um conceito de customer experience.

Customer Experience, ou experiência do cliente, é uma técnica formada por respostas cognitivas, afetivas, sensoriais e comportamentais do consumidor durante todo o processo de consumo, desde o estágio inicial (pré-compra) até o final (pós-compra). A estratégia é cada vez mais importante para oferecer inovação em serviços e atendimento diferenciado.

Thais e Bárbara sempre tiveram noção da importância da consolidação da marca, que seria um desafio ainda maior para um negócio realmente inovador no país. Por isso, o investimento em ações de comunicação sempre foi prioridade da empresa.

Em busca de formas criativas de chamar atenção das consumidoras, o Beauty Bar Recife lançou seu aplicativo oficial visando facilitar agendamentos e dar acesso ao cardápio de serviços. Também disponibilizou para as clientes, workshops de automaquiagem que permitem aprender as mais variadas técnicas, como a preparação da pele, criação de olhos esfumados, correção facial, contorno e a ordem correta da aplicação dos produtos.  

Além disso, a empresa soube aproveitar o período da pandemia para inovar, movimentar o negócio, manter a fidelização e captar novos clientes através do lançamento do BB CLUB, o primeiro clube de assinaturas de escovaria: pagando um valor fixo mensal, as clientes têm direito a até oito vezes lavar, escovar e modelar o cabelo no mês e 70% de desconto em todos os tratamentos disponíveis no espaço. Também há opções de combos (todo mês tem promoção de duas produções pelo preço de uma), com um cardápio com mais de 500 opções de cabelos e maquiagem para escolher, entre outras ações de vendas.

“Nós não cuidamos somente dos cabelos de nossas clientes, cuidamos da cabeça delas também. Se cada vez mais clientes são atraídas pelo nosso negócio, mais elas estarão conosco nos eventos. Uma vez conhecendo nosso espaço - que contagia quem o conhece pela primeira vez -, sempre que tiver um evento ou algo para fazer, a pessoa vai pensar no Beauty Bar”, explicou Thais.

O local também oferece peças com alto conteúdo de moda com preços acessíveis e possui um serviço personalizado para vestidos de festa feitos sob medida, disponibilizando consultoria de moda e estilo.

Em um futuro próximo, as duas irmãs e sócias pretendem fazer a inauguração do Hub de beleza, que elas chamam de “playcenter da beleza”. Além de contar com uma equipe de dermatologistas profissionais, o lugar oferecerá todos os serviços do Beauty Bar e outras opções, como remoção de tatuagem, aplicação de toxina botulínica, unhas em gel e mais.

Caso for oferecer bebidas e comidas lembre-se de regularizar este serviço e/ou comércio. Para vender produtos e bebidas em um estabelecimento é preciso atender a legislação vigente na sua localidade e o seu contrato social deve prever isto, portanto peça  a orientação de um bom contador.

A experiência do cliente faz toda a diferença para o sucesso do salão de beleza.

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