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Wed Jan 11 14:42:28 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Beleza circular como tendência sustentável

Falar de beleza circular é falar de futuro, por isso grandes empresas já mudaram sua produtividade e querem ajudar o meio ambiente.

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
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O conceito de beleza circular faz parte da economia circular, cujo objetivo é usar recursos naturais e reutilizá-los para que não sejam descartados no meio ambiente. Ele representa, portanto, uma iniciativa sustentável para proteger a natureza, que já foi tão explorada ao longo dos anos. Esse tipo de economia é exercido por empresários que desejam reduzir o impacto dos seus produtos, fazendo circular recursos e matérias-primas.

Está em alta falar sobre sustentabilidade, pois existe uma preocupação geral sobre o uso exagerado de recursos naturais e sobre o seu descarte que, muitas vezes, é feito no mesmo lugar. É comprovado o efeito que essas ações causam no meio ambiente, por isso é hora de controlar a exploração desenfreada, ter atitudes positivas e proteger a natureza. Além disso, como as matérias-primas não são renováveis e podem acabar, é fundamental ter ações que protejam o meio ambiente.

O termo circular refere-se à apresentação de uma solução 360º, ou seja, que represente um ciclo equilibrado e com soluções que geram menor impacto ambiental em todas as etapas envolvidas no desenvolvimento e na venda de um produto: criação, produção, comercialização, consumo e destino. 

O futuro do empreendedorismo está nas mãos da economia circular, já que as discussões de responsabilidade social das empresas ganharam um grande destaque nos últimos anos. Já podemos ver várias mudanças no mercado, como etiquetas reutilizadas, descarte correto de eletrônicos e embalagens recicláveis, mas como isso funciona no setor da beleza?

Ações da beleza circular

A indústria de cosméticos, que cresce a cada ano, conta com uma alta produção. Dependendo dos materiais utilizados, seu descarte pode trazer problemas graves para a natureza e, por isso, algumas empresas estão fazendo programas de sustentabilidade. Ainda que a maioria ainda não consiga bater a meta, um bom planejamento é essencial para que se tenha sucesso.

No ramo da beleza, independentemente do tamanho da empresa, o início de uma jornada positiva para o meio ambiente pode começar pelas embalagens. Nesse sentido, uma boa aposta é aplicar os 4 Rs:

  • Reduzir – apresentar produtos concentrados.
  • Reutilizar – usar refis.
  • Reaproveitar – recorrer a matérias-primas recicladas.
  • Reciclar – criar produtos reciclados.

A beleza circular pode ser uma grande oportunidade para micro e pequenas empresas, já que o tema tem uma grande aceitação por parte dos clientes. Com essa questão urgente, muitas pessoas têm se conscientizado e buscado empresas que valorizam a natureza e que descartam corretamente suas embalagens. O movimento também é criativo, já que pequenos empresários do ramo têm utilizado ecobags para o envio de produtos e embalagens com sementes, feitas com fibras e outros materiais orgânicos. 

O setor conversa muito com as pautas de cuidado, então levantar a bandeira da sustentabilidade pode render excelentes resultados. Tratar o assunto na comunicação da empresa, além de ser positivo e gerar engajamento, ainda traz o melhor resultado de todos: cuidar da natureza, que nos traz tantas riquezas, e preservar o futuro!

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