this is an h1

this is an h2

Tue May 30 23:31:25 BRT 2023
Planejamento | AÇÃO SUSTENTÁVEL
Biojoias: um mercado em ascensão

Joias sustentáveis, feitas com frutos e flores, ganham cada vez mais mercado.

· 10/02/2023 · Atualizado em 30/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O consumidor está cada vez mais consciente dos impactos que exerce no planeta, assim, torna-se mais exigente e opta por produtos e empresas sustentáveis. A moda sustentável vem ganhando cada vez mais espaço e o mercado de biojoias está em expansão, devido à beleza e à originalidade das peças.

Biojoias são joias que combinam elementos naturais (como sementes, fibras, ossos e conchas) com metais preciosos (ouro, prata etc.), gemas (rubis, esmeraldas, diamantes etc.) ou pedras semipreciosas.

Elas vêm ganhando cada vez mais espaço nas vitrines, como acessórios que valorizam qualquer visual. Além de serem confeccionadas com materiais naturais, num processo basicamente artesanal, as peças valorizam a cultura nacional ao resgatarem aspectos da história, crenças, valores e tradições do povo brasileiro. Por serem materiais orgânicos, as sementes precisam ser tratadas para impedir a germinação, a deterioração e o crescimento de fungos e de bactérias. Portanto, elas necessitam de cuidados antes e depois da confecção das peças.

Os materiais naturais e diferenciados e a produção artesanal são as principais características das biojoias. É importante que, durante a escolha da matéria-prima e a confecção do produto, o empreendedor realize todos os procedimentos de forma sustentável, sem agressão ao meio ambiente e com o reaproveitamento de todos os resíduos.

O sucesso das biojoias brasileiras no exterior já é grande, visto que o mercado internacional se encanta com a diversidade, a criatividade e a beleza dos produtos nacionais. No entanto, para exportar, as empresas devem ter cuidados específicos, pois há regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a esse respeito. Muitos países exigem que os materiais orgânicos utilizados como matéria-prima não causem disseminação de fungos, parasitas ou bactérias.

Para obter sucesso neste mercado e garantir uma vantagem competitiva, o pequeno empresário deve ficar atento aos seguintes pontos:

  • Avalie a matéria-prima típica da sua região e explore-a na confecção dos produtos e na divulgação da sua marca;
  • Aproveite a flexibilidade de venda da biojoia e procure comercializá-la em pontos diferenciados, como lojas ou eventos de moda. Você também pode pensar em pontos temporários, em cidades ou regiões que concentrem um grande número de consumidores;
  • Invista no comércio eletrônico, ampliando o alcance de seu público, já que as compras virtuais podem ser realizadas por consumidores de qualquer lugar do país e do mundo. Esteja preparado para questões de entrega e meios de pagamento;
  • Estabeleça parcerias com associações e projetos sociais de sua região. Eles podem auxiliá-lo na coleta de matéria-prima, na montagem dos acessórios e até mesmo na venda das joias. Isso contribui para a geração de emprego e renda na sua cidade.

Alguns motivos para investir neste mercado:

  1. Sustentabilidade em evidência

O século XXI enfrenta um aumento significativo de produção no mercado da moda, que fica mais dinâmica a cada dia. Como resultado, a produção de lixo e os impactos ambientais também crescem. Os tecidos e as matérias-primas para acessórios não só geram desperdício, mas também usam produtos químicos potencialmente tóxicos em sua composição. 

O consumo rápido da moda desencadeou uma produção massificada e com diversos problemas. Em consequência disso, surgiu um movimento de moda sustentável que tenta diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente e consumir com mais consciência. 

A moda sustentável está ganhando força, inclusive, integrando o portfólio de grandes fornecedoras mundiais. As pessoas, em especial as gerações mais novas, também têm mudado os seus hábitos de consumo, pensando naquilo que é melhor para o planeta. Desse modo, trabalhar com produtos sustentáveis e artesanais fica mais viável e lucrativo. 

  1. Mais cores e texturas para explorar

Aderir à moda em massa teve uma séria consequência: renunciar a designs variados ou exclusivos. É algo que pode ser resolvido de forma mais viável com o uso de biojoias. Graças aos materiais diferentes que compõem as peças, é possível explorar designs mais atrativos e únicos. 

A exclusividade dos adereços é um de seus grandes atrativos, criando a oportunidade de aproveitar novas cores e estilos. 

  1. Materiais em alta no mercado da moda

A busca por matéria-prima sustentável na moda não para. Naturalmente, as peças de produção artesanal usam muitos materiais renováveis e com menos agressão ao meio ambiente. 

Os materiais que esses acessórios adotam em sua confecção estão em alta. De fibras a madeiras e até coco, tudo que vem da mata está atraindo mais a atenção do público e das marcas consagradas. 

Saiba mais

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae no seu estado.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?