this is an h1

this is an h2

Tue Apr 12 12:13:33 BRT 2022
Mercado e Vendas | PRODUTO
Bolovo é a sensação dos botecos brasileiros

Petisco também pode atrair clientes para outros quitutes e pratos da casa

· 01/04/2022 · Atualizado em 12/04/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não foi apenas o futebol que nasceu nas ilhas britânicas e se popularizou no Brasil. Um dos mais famosos petiscos de boteco brasileiros, o bolovo, também tem suas origens naquelas plagas, possivelmente na Escócia, a terra do whisky, do kilt e da gaita de fole. 

Muito apreciado nos pubs de Londres, o scotch egg (ovo à escocesa) é um ovo cozido, coberto por carne moída (que pode ser de porco ou de vaca), empanado em farinha de rosca e, depois, frito em gordura.

As origens desse petisco são incertas. Uma famosa loja de departamentos londrina, a Fortnum & Mason, garante que foi ela que criou o scotch egg em 1738 (ano do nascimento do rei George III) para servir aos passageiros de carruagem na capital londrina (se essa versão for verdadeira, o bolovo então não seria escocês... Bem, mas há vários significados para scotch...).

De acordo com outra versão, o petisco não passa de uma adaptação do prato indiano nargisi kofta, que é um ovo coberto de carne picada e servido com curry e foi trazido à Inglaterra por soldados de Sua Majestade. E a versão que dá o nome ao petisco é aquela que crava que fazendeiros escoceses inventaram um prato simples e fácil de fazer para o dia-a-dia.

Aqui, o termo bolovo foi popularizado em 2004 com o programa humorístico Hermes e Renato, quando foi ao ar o filme Bolovo, a ameaça urbana, no qual um homem se alimentava apenas do petisco.

Seja como for, o importante é que o bolovo caiu nas graças dos brasileiros. Não é para menos: ele serve tanto para acompanhar uma cerveja em um happy hour quanto servir de entrada de um prato maior. Alguns donos de boteco usam o petisco para atrair fregueses para outras iguarias.

Já existem até versões vegetarianas do bolovo, à base de pupunha. Além de ter sido tropicalizado, o popular petisco também foi “gourmetizado” e hoje é considerado um item “premium” em muitos botecos do país.  

O Sebrae oferece aos pequenos e microempreendedores material tanto sobre receitas de salgados e de como incrementá-los como cartilhas para montar um bar. O setor de bares e restaurantes sofreu um baque a partir de 2020, com a o surgimento da pandemia da covid-19, mas agora, com a vacinação em estágio avançado, inicia um processo de franca recuperação. 

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais

Veja receitas de salgados clicando aqui.

Saiba aqui como montar um bar.  

Conheça aqui as cartilhas de apoio do Sebrae para negócios e alimentação.

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de alimentos e bebidas: siga as comunidades Sebrae, no Telegram.


Sebrae Bares e Restaurantes

Acesse: https://t.me/sebraebareserestaurantes


Sebrae Varejo de Alimentos e Bebidas

Acesse: https://t.me/sebraevarejodealimentos


Sebrae Mei de Alimentação

Acesse: https://t.me/sebraemeialimentacao


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora