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Thu Jun 30 08:18:03 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING DE VAREJO
Branding: gestão da marca impulsiona o relacionamento com o consumidor

Entenda como o branding de moda pode ajudar a consolidar a sua marca no mercado, aumentando a confiança e a presença na mente do consumidor.

· Atualizado em 30/06/2022
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Ao decidir por uma determinada marca em vez de outra, preferir o produto de uma empresa ao produto da concorrente, existe um trabalho que se chama branding. E quando você busca por uma marca porque sabe da qualidade do produto, porque confia naquela empresa e porque sabe dos valores que estão por trás do que você está consumindo, é porque as estratégias de branding estão cumprindo o seu papel. Mas, afinal, o que é branding e como ele pode auxiliar no desenvolvimento do valor da marca?

O branding (ou brand management) é um conceito associado à gestão de estratégias de uma empresa e envolve desde a criação de uma marca totalmente nova até o seu reposicionamento no mercado. As ações a serem desenvolvidas estarão relacionadas a valores, posicionamento, propósito e identidade da empresa, o que pode ser feito por meio de textos, cores, entre outros aspectos.

No segmento da moda, um dos setores econômicos mais concorridos, levar o consumidor a ter em mente a sua marca e a desejar o seu produto por conhecer os diferenciais que ele possui são resultados do que as estratégias de branding podem fazer pelo fortalecimento da sua empresa no mercado. As mídias digitais e seus canais de divulgação e aproximação do cliente fortalecem ainda mais a concorrência pelo consumidor. Por isso, as estratégias de branding tornam-se ainda mais necessárias tendo em vista que poderão fazer pela sua empresa muito mais do que promover vendas, pois o objetivo é agregar valor à marca e ao produto, cativando emocionalmente o consumidor.

Vantagens do branding

O reconhecimento da marca e as conexões emocionais imediatas que ele possibilita é, sem dúvida, a principal vantagem de adotar as estratégias de branding para a sua empresa. Além disso, o branding permite o aumento da confiança com seu público, torna a marca presente na mente do consumidor, fideliza o cliente e atrai maior valor.

É importante destacar que, antes de qualquer ação estratégica, o primeiro passo para que você posicione (ou reposicione) sua marca no mercado é providenciar o registro, que se trata de uma proteção legal contra possíveis cópias e serve para que a empresa tenha como exclusividade o seu nome, produto, serviço ou ainda o logotipo. Isso pode ser feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que examinará o pedido em conformidade com a Lei 9.279/96, Lei de Propriedade Industrial.

O que considerar?

Consolidar uma marca no mercado da moda é possível com o auxílio de algumas estratégias básicas, que incluem ações de branding. Nesse sentido, alguns aspectos são fundamentais, como estabelecer um relacionamento estável com os clientes, criar uma identidade visual marcante, pensar a personalidade dessa marca, estabelecer em quais canais de comunicação a empresa vai se posicionar (lembre-se de que quanto maior a quantidade de canais em que a empresa estiver, maiores as chances de vendas). Veja mais dicas no infográfico que acompanha este artigo.

Se você vê a necessidade de posicionar melhor a sua marca no mercado e quer saber mais sobre branding, o Sebrae tem dois cursos que podem ajudar o empreendedor nesse processo:

Branding: por que ele é tão importante para sua empresa: é comum os empresários confundirem o que é marca e o que é branding, portanto neste curso você aprenderá a diferenciá-los. Além disso, você entenderá por que o branding é tão importante para uma empresa e como ele se relaciona com as finanças do negócio.

Marketing digital: planejar para vender pela internet: primeiro, você aprenderá sobre a influência da internet nos negócios. Depois, você estudará o planejamento para vender por meio dela e como os pilares PRODUTO, PREÇO, PRAÇA e PROMOÇÃO agem nos resultados. Por fim, você conhecerá os canais de comunicação e de vendas pela internet.

Sobre o curso: as vendas pela internet estão se popularizando cada vez mais. Como você tem usado isso a favor do seu negócio? Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do Marketing Digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio.


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