this is an h1

this is an h2

Tue Feb 07 19:51:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARCA
Branding na hotelaria melhora a rentabilidade do negócio

Cuidar da marca da empresa com ações de branding no ramo da hotelaria gera conexão e satisfaz as necessidades dos hóspedes, que se sentem ainda mais especiais.

· Atualizado em 07/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Vivemos, hoje, um momento de individualização na sociedade: as pessoas querem se sentir especiais! E no setor de hotelaria, serviços personalizados são comuns. Por isso, cuidar da marca da empresa, investindo em ações de branding, é tão fundamental para o sucesso de um negócio. Você já se deu conta da importância da marca para a sua empresa?

Diante da avalanche de conteúdos à disposição, consumidores buscam otimizar seu tempo e, além de boas ofertas, buscam uma conexão mais profunda com as marcas com que se relacionam. É o público quem discute e sinaliza o que quer usar, comer e comprar.

É justamente por conta deste comportamento dos consumidores que as marcas precisam mudar seu posicionamento para ganhar mais espaço no mercado e vender mais. Soma-se a isso a urgência e a aceleração causadas pelas transformações digital e social, intensificadas pela pandemia. Pensando nisso, vamos discutir neste artigo a importância do branding na hospedagem.

Mas, o que é branding?

Do inglês, brand significa marca, portanto branding é o ato de trabalhar a marca de uma empresa e tem relação direta com a gestão estratégica, a criação de uma identidade e os valores que devem ser percebidos pelo público.

O branding também é conhecido por sua forte ligação com o marketing, já que ambos trabalham a comunicação estratégica de um negócio e o posicionamento dele diante do momento atual da sociedade e, claro, diante da concorrência.

Na hotelaria, ele é um processo trabalhoso, que envolve um conjunto de fatores, e pode impactar fortemente na experiência dos hóspedes. Isso porque a forma como o negócio está posicionado no mercado gera expectativa antes, durante e depois da estadia: a chamada “promessa de marca”.

A marca é um dos ativos mais importantes de um negócio. Na hotelaria, ela não recebe a devida importância, se comparada às preocupações do dia a dia, e os empresários acabam esquecendo que a marca representa não só o que a empresa faz, mas, principalmente, como faz.

Construir e fortalecer a sua marca para conquistar uma posição relevante no mercado hoteleiro não é tarefa simples, mas é necessária. É o resultado desse processo que garante a sobrevivência de pequenas pousadas, grandes hotéis e até resorts. Investindo em branding na hotelaria é possível:

  • Destacar-se da forte concorrência;
  • Ganhar notoriedade em mercados diferentes;
  • Ter maior conexão com o hóspede;
  • Conquistar a confiança do colaborador e do hóspede;
  • Satisfazer a necessidade do colaborador e do hóspede;
  • Tornar o ambiente de trabalho agradável e prazeroso;
  • Possuir um negócio rentável.

A receita do branding visa a fidelizar o hóspede para que sua experiência seja única e positiva antes, durante e depois da hospedagem. Para isso, todos os setores do hotel, sem exceção, devem estar alinhados e trabalhar num objetivo único.

Aqui, estão alguns passos para trabalhar o branding na hotelaria de forma eficiente:

1) Pesquisa de mercado e concorrência: conheça a região em que seu empreendimento está inserido e seus atrativos e eventos e qual tipo de viajante ela atrai. Conheça seus concorrentes diretos, visite-os e avalie seus pontos positivos e negativos.

2) Crie e entenda a identidade da sua marca: qual é a imagem que seu hotel quer passar, qual é o objetivo do seu hotel, qual é a promessa da sua marca, qual tipo de público irá atender, quais histórias você quer que seu cliente conte sobre a sua marca? Cores do logo, nome, tipografia, elementos visuais, uniforme, material gráfico, decoração dos quartos e áreas comuns do hotel fazem a diferença.

3) Interação com a equipe: alinhe processos e posicionamento de marca com sua equipe.

4) Comunicação: a comunicação deve ser transmitida de forma clara e direcionada para o público certo, na hora certa.

5) Gestão da reputação: é a fase em que é possível mensurar seu esforço e dedicação no processo. Esteja aberto para receber críticas e sugestões de clientes e colaboradores.

Diferente do marketing, que entrega um resultado mais rápido, a resposta do branding na hotelaria não é imediata. O processo é longo, porém duradouro, e vale muito a pena!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?