this is an h1

this is an h2

Wed May 24 18:27:35 BRT 2023
Organização | GESTÃO DO PROCESSO PRODUTIVO
Cadeia de valor: potencialize suas vantagens

Conhecer em detalhe a cadeia de valor da empresa permite que você destaque seus pontos positivos em um mercado competitivo.

· Atualizado em 16/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A cadeia de valor é uma ferramenta de gerenciamento de processos criada em 1985 pelo especialista norte-americano em administração Michael Porter. Ela parte do princípio de que toda empresa desenvolve uma cadeia de atividades destinadas a gerar valor para seus clientes, com ligações entre elas.

O método prevê o fortalecimento entre esses elos, que gera para a empresa vantagens competitivas no mercado, refletindo sobre seu resultado final. 

O que compõe a cadeia de valor? 

Porter dividia a cadeia de valor em duas partes:  

1. Processos primários 

Também chamados de processos core, são aqueles que geram valor direto para os clientes da empresa. A saber: 

  • Logística de entrada: envolve a compra de matéria-prima ou a contratação de serviços que serão transformados em produtos; 
  • Operações: atividades que transformam as entradas em resultados. Isto é: produzir, montar, embalar etc.; 
  • Logística de saída: atividades associadas à entrega de produtos ou serviços aos clientes;  
  • Marketing e vendas: atividades que atraem os clientes para a compra de produtos ou serviços; 
  • Serviços: também conhecido como como pós-vendas, destina-se a assegurar um bom relacionamento com o cliente após a conclusão dos negócios. E, também, a manter e aumentar o volume e o valor dos produtos e serviços negociados.

2. Processos de apoio 

São processos que geram valor indiretamente, ao darem suporte aos processos primários da empresa. Incluem: 

  • Infraestrutura: abrange a gestão das áreas administrativa, legal, financeira e contábil; 
  • Gestão de recursos humanos: envolve atividades como recrutamento e seleção de colaboradores, e treinamento de talentos; 
  • Desenvolvimento tecnológico: abrange atividades que dão suporte aos processos primários utilizando recursos tecnológicos como automação e ferramentas digitais; 
  • Compras: processos que suprem as necessidades da empresa para manter suas operações, como a compra de matérias-primas, busca e negociação com fornecedores; 

Ao longo do tempo, a estrutura da cadeia de valor, desenhada por Porter passou por modificações e hoje abrange três categorias de processos: gestão, primários (core) e apoio.  

Na nova versão, ganham destaque os processos de gestão, importantes para gerar valor ao cliente. E os processos não são mais separados por departamentos, mas organizados como processos ponta a ponta. 

Confira o diagrama da cadeia de valor modernizada. 

Veja também esta apresentação especial do Sebrae sobre o tema. 

Cadeia de valor e mapeamento de processos 

É comum a confusão entre os dois conceitos, uma vez que ambos se relacionam com a gestão de processos. Mas eles são diferentes. O mapeamento de processos busca apresentar a sequência ponta a ponta da empresa, para melhorar seu desempenho no cotidiano.  

Já a cadeia de valor detalha como a empresa organiza seus processos para entregar valor ao cliente em várias esferas, de forma interligada. A cadeia vai além do mapeamento porque expõe o funcionamento da empresa de maneira mais abrangente. 

Utilidade da cadeia de valor 

O método de cadeia de valor pode ser aplicado a empresas de todos os portes. Ao conhecer a cadeia, você pode saber que processos estão ou não gerando valor para o cliente e reestruturar aqueles que precisam de mudanças. 

Esse conhecimento também permite que você potencialize os processos que já geram valor para o cliente (e, em consequência, lucros para a empresa). 

Sem esquecer que uma visão ampla sobre a cadeia de valor de sua empresa permite enxergar com clareza quais são suas vantagens competitivas e explorá-las melhor, por exemplo, nas atividades de marketing.  

Dicas para implementar a cadeia de valor 

Este passo a passo vai ajudar você a implementar a cadeia de valor em sua empresa. 

É todo um mundo que se abre à sua frente, não é verdade? Que tal conhecer em detalhe a cadeia de valor da sua empresa? Os clientes vão ganhar com isso. E seu negócio, também! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?