Mas, o que vem a ser gestão empresarial? É o conjunto de ações e estratégias aplicadas a um negócio.
Gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas a um negócio, utilizando e combinando os seus recursos financeiros, estruturais e humanos a fim de obter melhores resultados.
Em um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico, volátil e em constante mudança, é fundamental que as empresas tenham uma gestão assertiva, que possa dar respostas rápidas diante das necessidades de mercado apresentadas, gerando, assim, o impacto positivo necessário à continuidade do negócio.
Seja qual for o tamanho ou o segmento de atuação de uma empresa, é a qualidade da sua gestão que vai determinar o seu sucesso diante da concorrência, por exemplo.
Mas, do que é composta a gestão empresarial? A gestão nada mais é do que a administração de qualquer negócio: criar planos de venda, acompanhar as equipes, monitorar os resultados e a concorrência, delegar tarefas aos funcionários, mantê-los motivados etc.
A partir do momento que você inicia um negócio, deve desenvolver habilidades de gestor, sob pena da sua empresa vir a enfrentar diversos problemas.
Ser gestor é uma habilidade que, como qualquer outra, pode ser adquirida. Para isso, é preciso que o empreendedor tenha vontade, disciplina e, sobretudo, que ele venha a se cercar de pessoas que possam contribuir de forma efetiva com o seu desenvolvimento e crescimento.
Benefício de uma gestão empresarial eficiente
A gestão empresarial traz benefícios para diferentes áreas do negócio: processos, equipe, resultados e até mesmo na percepção do cliente.
Um dos principais ganhos é a possibilidade de criar processos bem definidos na empresa a partir de uma rotina produtiva, organizada e otimizada.
Quando isso ocorre, uma consequência direta pode ser o aumento da produtividade da equipe.
Muitas vezes, a fluidez dos processos da empresa, melhorados constantemente por meio de estratégias de gestão, impactam positivamente no ambiente de trabalho. Isso permite que os colaboradores tenham a motivação necessária para elevar a performance do negócio.
O que faz um gestor empresarial?
Gerentes e diretores têm a tarefa e o poder de acompanhar uma empresa e tomar decisões. O tamanho da gerência vai variar de acordo com as necessidades e o porte da empresa: pode ir desde uma única pessoa até diversos gestores que possuem diferentes funções.
Importante ressaltar que existem diferentes tipos de gestão: desde as mais liberais – postura que flexibiliza a tomada de decisão, dando mais autonomia e responsabilidade aos colaboradores, mesmo que não possuam posição de liderança – até outras mais conservadoras, modelo em que o líder é a pessoa responsável pelas principais decisões da empresa.
Abaixo, as 5 principais atividades de um gestor de empresa:
1. Planejamento das ações da equipe
Gestores fornecem liderança para as suas equipes, dando-lhes uma direção na qual possam confiar. Eles apoiam os seus liderados a atingirem seus objetivos ao mesmo tempo que lidam com a administração dos processos diários de um negócio.
2. Estabelecimento de objetivos
Ao estabelecer objetivos para os seus colaboradores, seja a nível individual ou a nível de equipe, o gestor pode ajudá-los a crescer em suas posições e melhorar sua produtividade.
Os objetivos devem ser traçados de acordo com a capacidade de cada equipe, ou seja, objetivos devem ser ambiciosos, mas alcançáveis, levando tanto líder, como liderados a saírem da zona de conforto para poder realizá-los.
Como resultado, observa-se: crescimento pessoal e profissional, além da criação de um ambiente mais positivo e motivado entre os colaboradores.
3. Organização de equipes
Quando se trata da organização de equipe, é função do gestor supervisionar suas equipes e garantir que elas possam ter sucesso no ambiente criado, considerando as diferentes expertises, habilidades e as diversas gerações dos profissionais dentro de um mesmo time.
Algumas iniciativas que os gestores podem tomar no processo de organização das suas equipes:
- Incentivar o trabalho em equipe monitorando as atividades dos colaboradores.
- Incorporar exercícios de união em equipe para dar aos trabalhadores a chance de melhor se conhecerem.
- Liderar experiências de formação de equipes para garantir que elas trabalhem juntas da melhor maneira possível.
- Orientar o recrutamento de novos colaboradores, identificando as habilidades necessárias ao novo membro da equipe.
- Liderar o desenvolvimento da equipe, com treinamentos adequados à melhoria das habilidades dos seus membros.
4. Facilitação na comunicação
O gestor empresarial pode ser o ponto de comunicação entre os departamentos da empresa, seus diretores e até mesmo com o mercado.
Os gestores ajudam a difundir informações entre os diferentes níveis da empresa de forma eficiente, evitando ruídos desnecessários.
Eles também podem ajudar na facilitação da comunicação entre colegas de trabalho para uma melhor resolução de problemas.
5. Manutenção do ritmo
Os gestores empresariais podem motivar seus colaboradores, fornecendo feedbacks sobre o desempenho, criando uma comunidade dentro da empresa e promovendo uma cultura de colaboração, onde todos buscam o sucesso do negócio.
É possível estimular seus funcionários com as seguintes iniciativas:
- Aumento salarial (sempre e quando seja meritório).
- Instituição de sistemas de recompensas.
- Melhorias na cultura da empresa.
- Melhorias nas condições de trabalho.
- Reconhecimento de entregas muito acima da média.
O empresário americano Paul Hawken tem uma frase inspiradora para pensar no engajamento da equipe: “Uma boa administração é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos querem trabalhar e lidar com eles”.
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Artigo criado a partir do conteúdo de IG do Sebrae MG.
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Jun 29 00:03:34 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!