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Wed Feb 01 19:29:07 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Como aplicar inbound marketing?

Empreendedor, saiba o que é e como aplicar o inbound marketing no seu negócio.

· Atualizado em 01/02/2023
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Você já ouviu falar em inbound marketing ou marketing de atração? A principal diferença desse tipo de estratégia de marketing em relação ao marketing tradicional (outbound) é que ela tem como objetivo despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante a fim de que ele chegue ao seu produto, ou seja, a intenção é atrair e fidelizar.

Entre os principais benefícios do inbound marketing é que ele tem um custo bem menor e permanece disponível nos canais de comunicação utilizados pela empresa, por isso o cliente pode acessar os conteúdos sempre e quando quiser. Como o objetivo é produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo, além de informação, ele permite educar a clientela para que ela perceba valor nos produtos que a empresa oferece.

Estando presente na rede, a sua marca se posiciona melhor no mercado e passa a comunicar-se melhor com seus públicos de interesse, uma vez que é possível segmentar as ações de marketing. Por fim, você aumenta as oportunidades de vendas e ainda pode fidelizar os clientes pelo conteúdo que disponibiliza.

Você deve estar se perguntando por onde começar com a estratégia inbound marketing. Antes de mais nada, é preciso conhecer profundamente o seu público-alvo, ter definidas as personas de sua empresa, especialmente para saber a quem direcionar o conteúdo, compreendendo as dores, as necessidades e os desejos do seu consumidor. Se você já tem tudo isso bem estruturado, é o momento de pensar em como está o site da sua empresa: ele possui estratégias de captura de leads?

Os leads são os contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e suas informações no site (e-mail, nome, telefone, entre outros). É a partir desse contato, por meio da gestão de leads, que você pode atrair o seu consumidor. Existem várias ferramentas digitais disponíveis para captação e geração de leads, basta fazer uma busca.

Como fazer

Primeiro, é preciso um bom planejamento, então, se precisar, procure o Sebrae (nosso número é o 0800 570 0800). Resumidamente, fazer inbound marketing passa pelos seguintes passos: 1. atração; 2. conversão; 3. venda; 4. encantamento.

Depois de ter no seu site uma ferramenta de captação de leads, entenda a jornada de compra da sua persona, que passa por estas etapas: descoberta, aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução, decisão de compra. É importantíssimo saber identificar em qual fase o seu cliente está, a fim de oferecer os melhores conteúdos e ajudá-lo na decisão de compra ou, caso ele já esteja na fase final da compra, disponibilizar uma boa oferta.

Isso quer dizer que você precisa pensar em oferecer conteúdos por meio de diferentes ações e canais, como, por exemplo, ter um blog com conteúdos relevantes e úteis, que gerem engajamento com a marca, criar uma landing page ou mesmo fazer uso das redes sociais e de e-mail marketing.

Acompanhe os outros artigos que fazem parte da série Marketing de Atração e capacite-se fazendo os nossos cursos disponíveis nos links a seguir:

Lembre-se: o Sebrae é seu parceiro na jornada empreendedora. Busque os nossos serviços, cursos e conteúdos pelo Portal Sebrae


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