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Wed Feb 01 21:01:05 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Como aplicar o conceito de employer branding

Veja como aplicar o conceito employer branding nos negócios e os benefícios que isso pode trazer à sua marca.

· 26/01/2023 · Atualizado em 01/02/2023
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Employer branding, em uma tradução livre, significa marca empregadora e é um conceito relacionado à reputação e à imagem da empresa perante seus funcionários e colaboradores. Resumindo: refere-se ao que a empresa faz para valorizar e reter seus talentos, no que diz respeito ao bem-estar dos funcionários, reconhecimento, entrega de benefícios, entre outros aspectos. É o diferencial que faz com que um talento queira trabalhar na empresa e permanecer nela.

Para isso, muitas estratégias podem ser implementadas e, normalmente, elas ficam a cargo do setor de recursos humanos (RH) de uma empresa. A responsabilidade principal é desse setor, mas o dever é de toda a empresa a partir do momento em que implanta uma cultura de atração e retenção de talentos.

Estratégias de aplicação do employer branding

  • Tenha planejamento e estratégia: é importante definir a mensagem que a empresa quer transmitir e, dessa forma, fortalecer a busca de candidatos para vagas específicas, qualificando-os e, caso necessário, revendo a cultura organizacional.
  • Comunique sobre a marca empregadora e use o marketing digital: use as redes sociais, o site, o blog para mostrar o plano de carreira da empresa, os benefícios, os valores e propósitos, seja transparente e mostre depoimentos de colaboradores.
  • Tenha uma cultura organizacional forte e documentada: essa identidade precisa ser registrada de forma a reunir todos os valores, propósitos e crenças da empresa/marca.
  • Ofereça um clima organizacional positivo: o ambiente de trabalho faz toda a diferença, não é mesmo? Ninguém gosta de trabalhar com um clima “pesado”. Tudo precisa acontecer de forma a favorecer a produtividade e o bem-estar, o que inclui, quando necessário, investimento em equipamentos de trabalho. Organizar momentos de integração também é uma estratégia interessante e que costuma estreitar laços entre a equipe.
  • Reconheça colaboradores e invista numa boa política de benefícios: ter uma política de benefícios e de incentivos é fundamental, tais como vantagens flexíveis (comissões, prêmios), planos de saúde e odontológico, convênios, auxílio-alimentação, plano de carreira são algumas das estratégias que podem ser implementadas.

Acompanhe a nossa série Branding para funcionários (O que é employer branding e qual sua importância nos negócios; Como aplicar o conceito de employer branding) e conheça a importância dessa estratégia para a sua empresa de moda.

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