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Mon Jan 30 22:20:26 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Como atender os pedidos especiais no seu restaurante?

Veja a importância de ter uma cozinha planejada, com variedades de utensílios para atender os pedidos especiais que não constam no cardápio do seu restaurante.

· 20/01/2023 · Atualizado em 30/01/2023
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Em tempos de tantas tendências e intolerâncias a certos tipos de alimentos, os pedidos especiais acabam se tornando muito recorrentes e também perturbadores para as cozinhas que querem atender bem os seus clientes, mas nem sempre possuem os equipamentos necessários ao atendimento de um pedido especial. Nesse sentido, é fundamental pensar em uma cozinha bem planejada, com variedades de utensílios para atender os pedidos que não constam no cardápio.

Se o estabelecimento oferece tudo o que o cliente gosta: ambiente, música, parquinho, sabor, atendimento, precisa ser exemplo também na hora de escolher a comida. Vamos supor que ele não come batata frita e pede que elas sejam assadas! A cozinha do seu restaurante está preparada para essa necessidade, ou seja, para esse pedido especial?

É certo que existe um fluxo definido nos processos das cozinhas e que geralmente o problema ocorre quando os pedidos especiais aparecem no meio da “correria”, por isso é importante que as equipes estejam preparadas em relação aos pedidos especiais e para organizar as alternativas possíveis, como, por exemplo, substituindo frituras por assados; carne por frango ou verduras; fazer a retirada de ingredientes para proporcionar uma precificação menor ou, então, substituir por outros ingredientes, entre outras opções, que muitas vezes são sugeridas pelos próprios clientes.

Os pedidos especiais não se resumem somente em trocar os ingredientes ou à forma de preparo, mas, às vezes, também se referem ao acréscimo de ingredientes ou aumento das porções, por isso a parte da precificação para essas situações é muito importante.

Para que tudo isso funcione bem, é necessária a comunicação eficiente e prévia entre os membros da equipe, estudando as alternativas, superando as resistências e as reclamações eventuais. Uma boa saída é prever possibilidades de alternativas no cardápio, antevendo o que pode vir a ser solicitado pelo cliente. Assim, o cardápio alternativo pode vir a ser um diferencial do estabelecimento.

Em relação aos utensílios, no planejamento da cozinha, podem constar, por exemplo: fritadeiras com e sem gordura hidrogenada, fritadeiras sem óleo, fornos ultrarrápidos, equipamentos de cocção, entre outros. Realizar alguns preparos antecipados contribui para saber se as características do alimento em relação ao sabor ou apresentação foram alterados no caso de serem preparados em outros equipamentos. Caso aconteça, é essencial informar isso ao cliente na hora do pedido especial. Um  exemplo: o cliente pediu para cozinhar em vez de fritar. É importante ele saber que isso tira a crocância e que, inclusive, altera o sabor.

Bom atendimento

Cada estabelecimento tem a sua realidade e conhece o seu público, por isso, a partir de um planejamento, é possível investir em equipamentos que irão atender as derivações dos alimentos que estão ofertados no cardápio.

O destaque maior, no entanto, é em relação ao bom atendimento ao cliente, pois,  em tempos de ampla concorrência, tudo o que puder ser feito para agradar o cliente vai ajudar na fidelização, inclusive uma comunicação honesta. Caso não consiga fazer o pedido especial, que tal repassar o cardápio com o cliente para verificarem juntos se existe algum mais próximo da sua necessidade?

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