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Mercado e Vendas | PROMOÇÃO
Como aumentar o faturamento de salões de beleza com promoções

Ofertas aumentam a lucratividade, atraem clientes e fidelizam consumidores para o seu salão e negócio de beleza.

· Atualizado em 17/11/2022
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O setor de beleza e cosméticos cresce a cada dia e, com o aumento da demanda, também aumenta a concorrência. Diante disso, pensar em como se diferenciar dos outros que atuam no mesmo ramo pode fazer a diferença para seus negócios, e uma das formas mais eficientes para chamar a atenção dos consumidores é criar promoções de produtos e serviços para sua loja ou salão de beleza. Afinal, quem é que não gosta de uma promoção, não é mesmo?

Entretanto, criar um pacote de ofertas, seja a preços reduzidos ou com combos de produtos e serviços, depende de uma estratégia bem pensada. Uma promoção mal planejada, ao invés de trazer benefícios, pode acabar em prejuízo para o empreendedor.

Vale ressaltar que as promoções não servem apenas para aumentar os lucros de quem já está estabelecido no mercado, pode também atrair clientes para novos empreendimentos, fortalecendo marcas que acabaram de chegar. Então, não abra mão dessa ferramenta!

Como definir uma boa oferta

Bom, o conceito de promoção é intuitivo para todo bom brasileiro: um conjunto de ações, estratégias e métodos que visam aumentar as vendas por um determinado período de tempo. 

Comece seu planejamento definindo os serviços a serem prestados, levando em consideração aqueles que são mais procurados pelos clientes e o tempo que eles levam para serem feitos. 

Não se esqueça de fazer um cuidadoso cálculo da margem de lucro dos produtos e serviços que pretende oferecer. O desconto deve ser atrativo, mas não pode comprometer a saúde financeira do seu negócio. O mais adequado é colocar em oferta serviços que não sejam caros, garantindo um bom ganho no fim das contas. 

Conforme explicou a coordenadora nacional de beleza e cosméticos do Sebrae – Andrezza Torres – ao VAE (Vamos Ativar o Empreendedorismo), promoções podem reduzir um pouco a lucratividade, mas atraem clientes para dias em que aqueles serviços não seriam procurados, o que acaba se tornando uma vantagem. 

Ela também alerta para a importância de se pensar nas promoções em conjunto com os profissionais da equipe, uma vez que a parceria precisa valer a pena, principalmente ao se pensar em faturamento.

Atraia seu cliente

Está sem inspiração para criar promoções e chamar a atenção dos consumidores? Veja a seguir algumas sugestões que podem ser colocadas em prática no seu negócio. 

  • Crie combos: é possível criar pacotes de serviços que, juntos, saiam por um valor mais baixo, como aplicar desconto quando a cliente faz corte e escova ou quando faz os cabelos e as mãos ou os pés, por exemplo. Também é possível conceder descontos em produtos vendidos em conjunto com um serviço prestado, como abatimento no preço de xampu e condicionador ao fazer um corte. 

  • Use as redes sociais: promova sorteios ou conceda descontos para quem curtir, compartilhar e marcar amigos em redes sociais, como o Instagram ou o Facebook. Essa estratégia é útil para tornar seu negócio mais conhecido por meio da publicidade e a um custo bastante baixo.
  • Aproveite datas comemorativas: os empreendedores devem ficar atentos a celebrações como Dia das Mães ou Dia dos Namorados. Que tal uma oferta no estilo “faça um corte e ganhe outro” para mãe e filha ou para um casal de namorados em salões unissex? Outra possibilidade é criar promoções especiais para maio, o mês das noivas, aproveitar para aumentar o faturamento antes de feriados prolongados ou dar descontos especiais para aniversariantes. 

  • Cultive a fidelidade: uma ótima sugestão para manter clientes cativos é criar um sistema de fidelidade que premie o freguês com um corte grátis depois de uma certa quantidade de vezes que ele pagar pelo serviço – cinco ou dez, por exemplo. Também é possível criar um sistema de pontos que concede descontos ao atingir uma determinada numeração, o que incentiva o consumidor a voltar ao seu salão.

O Sebrae pode te ajudar a pensar em estratégias em conjunto com seus consultores, mas você também pode ter mais informações aqui.

Difícil, mas possível

Aumentar as vendas de um salão não é uma tarefa fácil. As promoções de vendas são estratégias para serem usadas com a finalidade de aumentar o fluxo de clientes e, consequentemente, o faturamento do salão.

Portanto, crie promoções estratégicas e aumente o faturamento e o número de clientes do seu empreendimento de beleza.

 

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