this is an h1

this is an h2

Sat May 18 00:02:28 BRT 2024
Inovação | INOVAÇÃO
Como aumentar o nível de acesso da conta GOV.BR?

Para acessar serviços mais complexos, a plataforma GOV.BR exige maior nível de segurança. Neste artigo, ensinamos o caminho.

· 07/03/2023 · Atualizado em 18/05/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quais os meios para aumentar o nível da conta GOV.BR?

Aumentar o nível de Bronze para Prata

Para aumentar da conta nível Bronze para nível Prata, existem três possibilidades e cada uma exige certos recursos:

1. Validação Facial (CNH)

Uma das possibilidades é fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a chamada carteira de motorista. Caso o empreendedor não possua CNH com validade vigente, essa opção não poderá ser utilizada para realizar este processo. 

2. Validação de dados via Bancos credenciados

Outra forma de aumentar seu nível de confiabilidade da conta o GOV.BR, é pela validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado.

Para isto, o empreendedor precisa ter uma conta em um dos Bancos Credenciados, onde tenha autorização para realizar movimentação ou transferência de valores (Senha de Transferência/Assinatura Eletrônica), embora só seja nessário  digitar na autorização a “Senha de Acesso à Internet Banking” da sua conta.

Atualmente, os bancos credenciados para esta certificação são:  Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal,  Banco de Brasília, Sicoob, Santander, Agibank, Itaú, Banese, Baneste e Sicredi.  

Atenção: Para que você possa utilizar esse recurso, é necessário que tenha habilitado em seu home banking o serviço de envio de mensagens do banco para seu celular. É necessário para que você receba o código que será enviado para confirmar o processo.

Serão acessados apenas seu nome e CPF. Não ocorrerá acesso aos seus dados bancários.

3. Validação de dados de Servidor Público pelo SIGEPE

Uma terceira opção para aumentar o nível de Bronze para Prata, é pela validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal). Esta opção só é disponibilizada para os servidores públicos federais.

Aumentar o nível da Conta de Bronze ou Prata para Ouro

Para aumentar o nível da sua conta GOV.BR para o nível ouro, o usuário tem duas opções:

. Justiça Eleitoral - Validação Facial (TSE)

A primeira é por meio da validação facial do GOV.BRjunto à Justiça Eleitoral. Esta opção só pode ser realizada se você possuir seu Título Eleitoral (TE) com os dados biométricos cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) e o aplicativo GOV.BR instalado em seu dispositivo móvel. Após a validação do QR Code, você validará informações do seu título de eleitor.  Caso não tenha o Título de Eleitor com a identificação biométrica, esta opção não poderá ser utilizada.

. Certificado Digital

A segunda opção é utilizando certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora (AC), em conformidade com as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. Caso você não possua Certificado Digital, não poderá usar essa opção para aumentar o nível.

Quais os procedimentos/passos para aumentar o Nível da conta gov.br?

Você pode aumentar o nível de confiabilidade de sua conta pelo aplicativo ou pelo site, ambos de forma rápida e segura!

Para algumas das opções é necessário que você tenha o aplicativo GOV.BR instalado no seu celular. Para outras, você pode precisar utilizar, ao mesmo tempo, o aplicativo no celular e o acesso ao site por meio de um computador, tablet ou notebook.

Antes de selecionar a opção para aumentar o nível da conta, você pode visualizar os requisitos e vantagens para a validação em cada nível.

. Pelo aplicativo no celular:

Abra o aplicativo GOV.BR do seu celular e clique em "Entrar com o gov.br". Em seguida, insira seu CPF e senha.

Clique em "Aumentar nível”, escolha a opção mais adequada para você e siga as instruções.

Antes de selecionar a opção para aumentar o nível da conta, você pode visualizar os requisitos e vantagens para a validação em cada nível.

. Pelo site: 

Acesse o site gov.com, insira seu CPF e senha e clique em "Continuar". Você será direcionado para sua área de acesso, onde aparecerá o nível atual da sua conta. Em seguida, clique em "Aumentar nível".

Você pode aumentar o nível da sua conta escolhendo a opção mais adequada para o seu caso. Clique em "Aumentar nível", de acordo com a sua escolha.

Escolha a opção mais adequada para você e siga as instruções para aumentar o nível.

Para saber mais:

Acesse o site do Governo Federal:   O que é a conta gov.br

Acesse o Portal do Sebrae: Mudanças nos acessos aos portais do Governo 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?