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Wed Jul 26 16:56:58 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING DE VAREJO
Como construir um funil de vendas no varejo

Saiba como implementar o funil de vendas no seu negócio de varejo

· Atualizado em 26/07/2023
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O funil de vendas representa toda a trajetória do cliente, desde o primeiro contato até o fechamento da venda e, basicamente, ele possui três etapas: topo, meio e fundo.

Para construir um funil de vendas, é necessário realizar, em um primeiro momento, um estudo do seu mercado e do seu público. Analise os concorrentes e o cenário econômico, bem como quem são os seus clientes efetivos e os potenciais clientes. E, a partir disso:

  • Mapeie a jornada de compra: entenda o comportamento do seu consumidor, pois essa é a melhor maneira de desenvolver uma comunicação assertiva com ele, aumentando as chances de convencê-lo a comprar os seus produtos;
  • Crie estratégias de conversão para cada etapa do funil: depois de ter os dados em mãos, é possível traçar as melhores estratégias para cada etapa, tais como campanhas, anúncios e ferramentas que estimulem as pessoas a avançarem para a próxima etapa do funil. Não se esqueça de incluir ações de fidelização dos clientes;
  • Tenha metas e um cronograma: na implementação de um funil de vendas, é preciso realizar um processo contínuo a fim de nutrir as suas plataformas de interação com o público-alvo, criando conteúdos novos com periodicidade. Nesse sentido, é essencial ter um cronograma para as postagens;
  • Acompanhe as métricas: é importantíssimo monitorar a coleta de dados e fazer a análise dos resultados. É essa ação que vai permitir os ajustes necessários, além de programar ações de marketing para as diferentes etapas e para diferentes segmentos de clientes.

Leia os artigos da série Funil de vendas no varejo (O que é funil de vendas e qual é a sua importância no varejo?; Quais são as etapas do funil de vendas?; Como construir um funil de vendas no varejo; Os principais erros do funil de vendas no varejo) e inscreva-se para os nossos cursos EaD nos links: Marketing digital: planejar para vender pela internet e Estratégias de vendas para comércio eletrônico.

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