this is an h1

this is an h2

Fri Mar 10 03:03:15 BRT 2023
Pessoas | SELEÇÃO DE PESSOAL
Como contratar um representante comercial?

Entenda o que faz um representante comercial e conheça alguns critérios para a contratação desse profissional.

· Atualizado em 10/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O representante comercial é a pessoa física ou jurídica que, sem relação de emprego, faz a captação de negócios periodicamente - normalmente, vendas - para uma empresa. É ele quem mantém o elo entre a marca e os clientes.

A contratação desse profissional é muito importante e deve ser tratada com muito cuidado e atenção pelas empresas porque como ele não representa - na maioria das vezes - exclusivamente uma única empresa, o grande desafio é motivá-lo a fechar negócios para a sua marca.

Entre as vantagens de contratar um representante comercial, é que ele vai qualificar a sua força de vendas, promovendo uma venda técnica e assertiva. Além disso, muitos desses profissionais, ou mesmo pessoas jurídicas que são representantes comerciais, já têm acesso a uma carteira de clientes e vão ajudar a expandir os seus negócios.

Tudo isso não elimina, no entanto, a necessidade de treinar o seu representante comercial, principalmente para que ele busque o público-alvo para o seu produto e mais: para que ele conheça os diferenciais do seu produto e as soluções que apresenta.

Esse treinamento é essencial, pois, afinal, o representante é uma extensão da sua equipe de vendas.

Por fim, é preciso analisar com critério a contratação de um representante comercial, entre os quais: o representante possui registro atualizado no Core (Conselho Regional dos Representantes Comerciais)? Qual é a quantidade de empresas que o representante atende? Esse representante tem o perfil que você busca? O perfil comportamental está de acordo com o produto vendido?

Portanto, quando pensar em contratar um representante comercial, fique atento ao perfil desse profissional, mas não se esqueça também de promover o engajamento e a motivação dele: relação cordial, treinamentos, comissões adequadas (se possível, acima do mercado), premiações, ajuda de custos. E lembre-se: avaliar é preciso! Trabalhe com feedback de ambos os lados.

Aproveite também para fazer o nosso curso on-line Planejamento estratégico para empreendedores.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?