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Organização | MELHORIA CONTÍNUA
Como definir a cartela de cores da sua coleção de moda

Acompanhe alguns passos para definir a cartela de cores para uma coleção de moda.

· 26/01/2023 · Atualizado em 13/02/2023
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Já pensou na cartela de cores para a sua próxima coleção de moda? Quais são as tonalidades que você vai usar? Quais são as tendências de cores e tons que farão parte da cartela? Isso mesmo, uma cartela de cores é composta por grupos de tonalidades que compõem a coleção, contribuindo, de maneira coerente, para a personalidade das peças e com a narrativa (história/tema) que a marca está propondo.

Não existe uma regra para o número de tons e cores que devem constar em uma cartela, pois ela deve levar em consideração não somente a temática, mas também quais são os segmentos de público atendidos pela marca. Outro aspecto importante é que podem existir variações de tonalidade para cada cor escolhida em razão das diferentes texturas, composições e tingimentos dos tecidos. Além disso, é preciso facilitar a visualização das cores, então, use um fundo branco e mantenha 1 cm entre uma amostra de cor/tonalidade e outra e um tamanho mínimo para a amostra de 2 x 3 cm ou 3 x 2 cm.

Como fazer e como escolher 

É fundamental que duas estratégias sejam utilizadas:

  • estudo de cores: as cores devem levar em consideração as tendências do momento, mas também devem fazer sentido com outras produções já desenvolvidas pela sua marca. Observe aspectos como padronagens, estampas e cores da moda;
  • combinação de cores: durante a pesquisa do estudo de cores, reúna e organize referências em uma pasta a fim de facilitar a visualização das opções disponíveis e de pensar no projeto da coleção (narrativa, tema). Leve em conta ainda o que os seus fornecedores conseguem entregar.

E como escolher as cores? Entre as nossas dicas, podemos sugerir que você consulte pesquisas e relatórios do mundo da moda, da arte, da tecnologia, que podem inspirar a sua coleção. Veja algumas fontes onde pesquisar: cor do ano - Pantone, principal empresa de cores no mundo; principais tendências em diversos setores podem ser vistas nos relatórios do Pinterest, WGSN, UseFashion e conteúdos sobre o mercado da moda do Sebrae.

Você também pode pesquisar as especificidades do segmento (moda fitness, infantil, praia, por exemplo), realizar viagens de pesquisa (desfiles, feiras e exposições) e fazer experimentações, testando as cores em texturas, composições e tingimento dos tecidos que serão utilizados. Nos testes, avalie tons, nuances, luminosidade e saturação das cores selecionadas, tendo em mente o público-alvo e o tema da coleção.

Por fim, organize um moodboard, um painel de inspiração que vai documentar a sua próxima coleção. É nele que ficarão expostas ilustrações, gravuras, fotos de artigos que remetem ao conceito do projeto, cartela de cores, tecidos, entre outras possibilidades.

Acompanhe a série Cores na moda (Psicologia das cores; como definir  a cartela de cores da sua coleção) e saiba mais sobre como explorar as cores na sua marca. Inscreva-se também para o nosso curso on-line: Criatividade e veja como o passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos. O Sebrae também preparou para você um vídeo sobre Gestão de compras e estoques.


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