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Tue Dec 13 11:41:24 BRT 2022
Mercado e Vendas | CONCORRENTE
Como e por que mapear meus concorrentes?

Além de conhecer muito bem o seu próprio negócio, é fundamental analisar o que a concorrência está oferecendo

· 12/12/2022 · Atualizado em 13/12/2022
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Você sabia que a sobrevivência do seu negócio pode ser comprometida se você descuidar da concorrência? Não que você deva cuidar mais do negócio do outro do que do seu, mas também não é possível permanecer o tempo todo olhando apenas para o próprio umbigo e não analisar o que a concorrência vem fazendo.

E por que é importante analisar a concorrência? Essa é uma prática muito utilizada, principalmente, na hora de entender quais são as melhorias que precisam ser realizadas na sua empresa e/ou produto e de identificar quais são os maiores diferenciais que a sua empresa possui. Ou seja: manter-se bem informado faz parte da estratégia do negócio para alcançar o sucesso.

Mapear ajuda a identificar e analisar quem são os seus principais concorrentes, o que inclui: preço, marca, qualidade do produto e valor agregado. É importante destacar que o mapeamento da concorrência mostra os pontos fortes e fracos, as ameaças e, principalmente, as oportunidades que podem ser aproveitadas ao saber o que o concorrente oferece e o que ele tem melhor do que você tem na sua empresa.

Sabendo o que o concorrente oferece, você estará sempre um passo à frente para oferecer mais um pouco para o seu cliente, o que é fundamental em um setor tão concorrido como o da alimentação. Nesse sentido, é importante contar com profissionais que realizam pesquisas de mercado e que auxiliam na análise dos dados. Você pode contar ainda com a observação de outros indicadores, como, por exemplo, as redes sociais, onde é possível identificar, entre outros aspectos, quais são as necessidades dos clientes que não vêm sendo atendidas pelos concorrentes.

Saber identificar o que pode ser melhorado no produto ou serviço gera insights e mudanças. Não se esqueça, no entanto, de analisar o seu mapeamento à luz do conhecimento do seu público-alvo: o que ele espera, quais são seus desejos e suas necessidades. Acompanhe, a seguir, algumas dicas de como pode ser feito esse mapeamento:

Como iniciar

  • Mídias sociais;
  • Radar do Sebrae (mapeamento de negócios por municípios e bairros);
  • Identificação de  concorrentes diretos ou indiretos.

O que analisar

  • Preço (custos, valor agregado);
  • Marca (posicionamento no mercado);
  • Inovação (diferencial, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior);
  • Serviços (localização, entrega, comunicação, atendimento personalizado).

Ferramentas que podem ajudar:

  • Sites de reclamações;
  • Google alerts;
  • Mídias sociais.

Mais importante do que conhecer a sua própria empresa, é saber analisar quem são seus concorrentes e como atuam no mercado. Procure o Sebrae e conheça o Radar de negócios.


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