this is an h1

this is an h2

Wed Feb 01 22:25:16 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Como escolher um nome para a marca do meu estabelecimento

Veja quais são os passos a seguir para escolher o nome para a marca da sua empresa.

· 01/02/2023 · Atualizado em 01/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Vamos combinar! Não é nada fácil escolher o nome para uma empresa, pois é preciso levar em consideração vários aspectos antes de realizar o registro. E essa é uma tarefa árdua, afinal, o nome é a identidade do negócio e diferencia a sua empresa diante das outras. Então, a escolha deve ser boa. E é por isso que o Sebrae separou algumas dicas importantes para ajudar nesse processo.

  1. O primeiro passo é fazer uma pesquisa na internet para saber se o nome que tem em mente já não pertence a outra empresa. Para saber se o nome escolhido está disponível, você deve procurar saber se ele já foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ou está em processo de registro.
  2. Quais são as informações que você precisa considerar? Registre todas as informações encontradas e baseie-se nelas para começar a ter ideias! E não deixe de compartilhar tudo isso com as outras pessoas que estão envolvidas no negócio.
  3. Pense em quem é o seu público-alvo: Procure saber que linguagem usam no dia a dia, se estão nas redes sociais, quais são as expressões que costumam usar, a sua faixa etária, poder aquisitivo, entre outros aspectos.
  4. Escolha um nome fácil de ser pronunciado e escrito, principalmente para que o público não tenha dificuldade de encontrar a empresa nos mecanismos de busca. Nesse sentido, pense em nomes simples e objetivos, pois são memorizados mais facilmente pelos consumidores.
  5. Não se esqueça de que o nome deve ter coerência com os produtos e serviços que você oferece, dando pistas do ramo do negócio. Isso, inclusive, facilita a identificação da sua marca com o produto.

Antes de decidir o nome da sua empresa, você pode reunir algumas pessoas e fazer uma roda de sugestões. Compartilhe com elas do que se trata a nova empresa, explicando-lhes:

  • quais são os produtos e serviços oferecidos;
  • o perfil do público-alvo;
  • a missão, visão e valores da empresa;
  • os diferenciais do novo negócio;
  • posicionamento de mercado e nomes dos concorrentes.

Além de ser uma identidade do seu negócio, o nome da empresa pode tornar-se uma poderosa estratégia de marketing, divulgando a sua marca e fortalecendo o vínculo com seus clientes. Por isso, além do nome, é necessário realizar uma boa apresentação gráfica e também a logomarca. 

Solicite um agente local de inovação (ALI) para o Sebrae. Ele vai te ajudar a desenvolver o processo criativo. Contate-nos pelo 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?