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Thu Feb 16 22:58:57 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Como estabelecer a biossegurança no ambiente de trabalho

Biossegurança envolve ações de prevenção e proteção do trabalhador, além da minimização dos riscos.

· Atualizado em 16/02/2023
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As medidas de biossegurança são fundamentais para a segurança e o bom funcionamento do ambiente de trabalho. Elas evitam riscos à saúde e à vida dos colaboradores da empresa.

A biossegurança abrange ações voltadas para prevenção e proteção do trabalhador, além de minimização de riscos. Seu objetivo é garantir a saúde do ser humano, dos animais e a preservação do meio ambiente. 

São diversas as medidas de segurança que devem ser tomadas para garantir a integridade de um profissional. Podemos entender, assim, que todas as ações e medidas de segurança que busquem a proteção no dia a dia são atitudes de biossegurança.

Os ambientes de trabalho que oferecem riscos aos seus trabalhadores (principalmente biológicos), além de serem nocivos à saúde, também podem afetar a empresa, tanto no âmbito interno quanto externo. Um dos meios de prevenção é a biossegurança.

A Lei de Biossegurança visa a mostrar a importância de preservar e oferecer segurança em qualquer atividade, além de determinar competências e normas. Um dos seus objetivos é proteger os profissionais que atuam em áreas de manipulação de organismos e agentes biológicos alterados geneticamente.

A biossegurança, dentro da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), serve para prevenir acidentes de trabalho, visto que se trata de um conjunto de medidas para eliminar ou amenizar um risco aos trabalhadores que ficam expostos a um ambiente ou atividade perigosa ou nociva à saúde. As medidas de biossegurança podem prevenir danos ergonômicos, químicos, psicológicos e biológicos aos trabalhadores.

O que fazer para implantar medidas de biossegurança?

Os cuidados exigidos pela biossegurança no trabalho vão desde a adoção de protocolos obrigatórios até a autofiscalização da própria empresa no cumprimento desses procedimentos. Para adotar medidas de segurança, é importante implantar um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) que vise a um processo de orientação e avaliação dos riscos no ambiente de trabalho.

Esses procedimentos de segurança e saúde do trabalho, definidos no programa, devem ser apoiados com ações educacionais, como treinamentos e palestras, por exemplo. 

Para implementar essas medidas, a empresa deve fornecer condições e estrutura necessária para promoção da biossegurança, como EPI’s, EPC’s, áreas de higiene corporal e coletiva. Tudo de acordo com ação e atividade profissional a ser exercida por cada um.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

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