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Tue May 23 18:47:26 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Como fidelizar clientes na era digital

A fidelização de clientes depende muito de uma experiência positiva do consumidor.

· 10/02/2023 · Atualizado em 23/05/2023
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A era digital está transformando praticamente todos os aspectos da nossa vida, desde a forma como nos relacionamos uns com os outros até como trabalhamos e consumimos.

O impacto das tecnologias digitais é tão profundo que alguns especialistas afirmam que estamos assistindo a uma nova revolução industrial. Uma das áreas em que este impacto tem sido mais significativo é o atendimento humano.

Automatizações e robótica já são utilizadas para prestar um vasto leque de serviços, mas, em muitos casos, o atendimento humanizado ainda faz muita diferença.

A fidelização de clientes é a retenção de consumidores que já compraram uma vez na marca e retornam. Trata-se de uma pessoa conquistada e que volta novamente para comprar. Mas, a grande questão é: como fazer para que os clientes retornem?

É importante ressaltar que a fidelização de clientes acontece, na maioria dos casos, a partir de uma experiência positiva que eles tiveram com a marca ou empresa.

Essa experiência de compra inclui diversos fatores, como: facilidade com o site, a entrega antes do esperado, um atendimento diferenciado, um produto que supera expectativas etc.

Na era digital, existem algumas maneiras de fidelizar a sua clientela:

  1. Ativar as notificações do site ou rede social

Você pode oferecer códigos de desconto ou cupons para aqueles consumidores que permitem o envio de notificações. Fazendo isso, eles recebem novidades e promoções através de notificações push, SMS ou até uma newsletter.

Dessa forma, ambos ganham: você por divulgar seus produtos ou serviços, e o cliente ganhando um desconto na loja.

  1. Acumular pontos em troca de produtos

Outra opção para fazer seu cliente voltar a comprar é através de pontos cumulativos. Eles podem funcionar da seguinte forma: a cada compra, o cliente ganha uma quantidade de pontos, que ao alcançar um certo número, poderão ser trocados por um serviço ou produto.

Você pode fazer com que a quantidade de pontos seja proporcional ao valor da compra, ou seja, quanto maior o valor da compra, mais pontos são acumulados.

  1. Empregar o cashback

O cashback já é um recurso muito utilizado nos países norte-americanos, mas aqui ainda está se popularizando entre e-commerces e empresas intermediárias. Uma parte do valor pago pelo consumidor é oferecido de volta em forma de dinheiro e créditos para usar na loja.

Algumas empresas recorreram ao investimento social da marca, de modo que o cashback é voltado para instituições de caridade no qual o cliente escolhe alguma da lista pré-selecionada.

  1. Oferecer descontos na próxima compra

O desconto é um estímulo extremamente eficaz para fidelizar clientes, por isso é considerado um clássico. Você pode implantar esse método de forma cumulativa, para encorajar o consumidor a comprar mais. Por exemplo, se a empresa oferece 5% de desconto na primeira compra, na próxima o desconto pode ser de 10%.

Mas lembre-se! Sempre calcule essa redução de preço de modo que não gere prejuízo à sua empresa.

Outra dica importante é colocar uma validade para o desconto, assim, o cliente é incentivado a comprar mais em um curto espaço de tempo.

  1. Enviar brindes personalizados

Você pode aproveitar a oportunidade da compra e enviar algum brinde personalizado para o seu cliente. Quando o consumidor se sente especial, ele vai buscar uma forma de manifestar essa satisfação. A maneira mais comum para fazer isso é através das redes sociais, onde vai mostrar o que comprou e ganhou.

A fidelização de clientes é, basicamente, uma estratégia de longo prazo, que ajudará sua marca a continuar lucrando e ainda cuidar da sua reputação. Mas para isso, você deve criar um diferencial para a sua empresa e manter a sua originalidade.

Saiba mais

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Fonte: Canal YT da TV Maskate

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