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Mercado e Vendas | MARKETING
Como o marketing digital ajuda a sua empresa na hora da crise

Adequar a sua empresa ao marketing digital é imprescindível para atravessar crises e continuar crescendo.

· 17/06/2022 · Atualizado em 10/10/2022
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A pandemia de Covid-19 evidenciou a fragilidade das pequenas empresas que ainda não estavam on-line. A pesquisa do Sebrae sobre o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios (9ª ed.), mostrou que, no fim de 2020, 5% das pequenas empresas fecharam e 66% registraram queda no faturamento mensal. 

Nesse cenário, muitas pequenas empresas tiveram que inovar. A pesquisa do Sebrae também mostrou que 43% dos empresários entrevistados começaram, com a crise, a comercializar novos produtos ou serviços. Além disso, eles tiveram que cuidar da logística da entrega e aprenderam a lidar com novas formas de pagamento.

Do lado do consumidor, em 2020, cerca de 5,7 milhões de pessoas passaram a fazer compras on-line (Relatório do Varejo 2021). O relatório também traz uma tendência para o pós-crise: 91% dos consumidores não querem que os varejistas abandonem os canais digitais, mesmo com as lojas físicas abertas. Esse desejo também se aplica às estratégias de canais de comunicação, como atendimento por Instagram ou WhatsApp. 

O exemplo do atendimento via WhatsApp é muito utilizado, já que as pessoas não podiam sair para ir às lojas. Os pequenos empreendedores, que ainda estavam se estruturando nas mídias sociais e em marketplaces, já tinham o aplicativo no celular, então intensificaram seus atendimentos por meio dele.

Esse caso ilustra que o digital só tem crescido e que a presença on-line é cada vez mais necessária para o empresário que quer alcançar bons resultados. As estratégias de marketing digital continuam sendo importantes e necessárias, inclusive para prever futuras crises.

Mas, a partir de agora, como vamos utilizar essas estratégias? A pandemia ainda não acabou, mas já não há restrições e os negócios estão funcionando com força total. 

Por isso, separamos algumas dicas para que você avalie sua estratégia e aproveite ainda mais o marketing digital no seu negócio:

  • Posicione-se digitalmente, questionando-se: você já tem um site? Como estão as suas redes sociais? Elas estão atualizadas e transmitem os valores do seu negócio? Você já utiliza e-mail marketing ou WhatsApp Business
  • Relacione-se com o seu cliente por meio de conteúdos relevantes, estabelecendo uma relação de confiança. Em vez de enviar mensagens somente para vender produtos ou serviços, seja criativo e converse sobre temas de interesse do seu público. 
  • Use as redes sociais para captar os leads e também para mapear o perfil do seu cliente. Ferramentas de marketing digital disponibilizam dados sobre temas que geram mais engajamento ou comentários, por exemplo. Conhecendo seu público, você consegue estabelecer um relacionamento com ele e direcionar melhor suas estratégias. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Crescer na crise. Esse é o foco.

Aprenda como as redes sociais podem te ajudar em momentos de crise.

E aproveite o curso do Sebrae:

Ideias para reinventar-se na crise.


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